Por que comer de 3 em 3 horas?

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     7 Comentários

comer_capa

Escutamos com frequência que devemos comer de 3 em 3 horas, não é mesmo?  Mas, antes de explicarmos a necessidade de nos alimentarmos a cada 3 horas, é necessário que fique bem claro que o corpo funciona como uma máquina que precisa de combustível para exercer suas funções. Nesse caso, o combustível para o corpo é o alimento, uma vez que fornece energia para que possamos realizar as atividades diárias.

Quando passamos longos períodos sem nos alimentarmos, ficamos sem essa energia, o que causa diversas reações no corpo para que o equilíbrio corporal e os níveis de energia sejam mantidos. Uma dessas reações é a utilização dos estoques de energia presentes nos músculos e tecido adiposo (tecido de gordura).

Assim, comer de 3 em 3 horas, realizando de 5 a 6 refeições por dia, é a forma mais indicada para manter o equilíbrio corporal e os níveis de energia constantes. Porém, vale lembrar que as refeições intermediarias, ou seja, aqueles lanchinhos entre as principais refeições  (café da manhã, almoço e jantar) devem ser leves e saudáveis!

Devido à importância de comer a cada 3 horas, separamos algumas dicas do que comer e quais os benefícios desse hábito. Confira:

Comer de 3 em 3 horas emagrece

Ficar em jejum deixa o metabolismo mais lento, prejudicando a queima de gordura, ou seja, o corpo passa a estocar mais energia e gastar menos. A chance de perder massa muscular é ainda maior, já que sem comida para gerar energia os músculos são degradados. Em contrapartida, ao evitar ficar muito tempo sem comer, a quantidade de alimentos ingerida em cada refeição é bem menor. Então, comer de 3 em 3 horas é imprescindível para quem quer emagrecer!


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Quais são os benefícios de comer de 3 em 3 horas?

  • Diminui o armazenamento de gordura: quando passamos longos períodos sem comer, o cérebro entende que estamos passando fome e, para evitar que o corpo fique sem energia, quando voltamos a nos alimentar o organismo aumenta o armazenamento de gordura como uma forma de estocar energia para quando precisar mais tarde.
  • Mantém a saciedade: quando realizamos as refeições na proporção e nos horários corretos, a sensação de saciedade é prolongada, o que evita que a gente coma em excesso nas principais refeições como almoço e jantar, auxiliando, assim, no emagrecimento. Porém, é importante tomar cuidado ao escolher esses lanchinhos, devendo sempre optar por lanches saudáveis como frutas, sucos e lanches naturais.
  • Mantém os níveis de energia constantes: isso porque nossa energia é proveniente dos alimentos. Assim, pessoas que passam longos períodos sem se alimentar acabam ficando sem energia e apresentando sintomas como cansaço e fraqueza.
  • Evita picos de glicemia (açúcar no sangue) e insulinemia, regulando, assim, os níveis de glicemia, além de controlar o apetite.
  • Mantém o metabolismo trabalhando: a presença de alimentos ativa nosso metabolismo, aumentando o gasto calórico, diferentemente de quando passamos longos períodos sem comer, pois o metabolismo fica mais lento.

O que comer de 3 em 3 horas?

Essa é a parte principal: saber fazer as escolhas certas para não colocar o pé na jaca e estragar tudo! O principal é não exagerar nos lanchinhos intermediários. Além disso, tente andar sempre com algo para se alimentar, nem que seja uma fruta, uma porção de castanhas ou uma barrinha de cereal saudável. Na Natue, tem uma página especial com diversos snacks saudáveis para te salvar na hora do desespero.

Uma dica para não passar aperto e ter sempre um petisco saudável é apostar em boxs de alimentos saudáveis, como o NatueBox, uma caixa surpresa com diversos produtos saudáveis e deliciosos, inclusive com diversos snacks. Outra grande vantagem dessa opção é que os produtos são cuidadosamente escolhidos por nutricionistas.

Estipular horários para comer de 3 em 3 horas também pode facilitar sua vida. Se você acorda às 6h, por exemplo, pode tomar café às 6h30, o lanche da manhã às 9h30, almoçar às 12h30 e assim por diante.

Também é importante lembrar que o café da manhã é a principal refeição do dia. Então, nada de pular essa refeição, uma vez que ela é o principal combustível para começar bem o dia, com mais disposição e energia. Comece a comer de 3 em 3 horas e veja como isso pode mudar a sua rotina e proporcionar diversos benefícios à sua saúde!


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Por que comer de 3 em 3 horas?
Author
Description
Você sabia que devemos comer de 3 em 3 horas? Mas por que temos que comer com essa frequência? Clique aqui e entenda!
NATUELIFE
x