Por que sentimos mais fome no frio?

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     2 Comentários

fome no frio

Oi gente!

Não podemos negar que comer é um dos maiores prazeres da vida, principalmente durante os dias mais frios! Aliás, o inverno é aquela época do ano em que parece que sentimos mais fome, não é verdade? E é exatamente durante este período que costumamos ganhar aqueles quilinhos extras.

Mas por que sentimos mais fome no frio?

A explicação para o aumento do nosso apetite no inverno é simples. Durante os dias mais frios, o nosso corpo precisa manter-se aquecido para garantir que nosso organismo desempenhe suas funções básicas. Para manter a temperatura alta, o nosso corpo acaba gastando mais energia. Dessa forma, as nossas necessidades energéticas são aumentadas, fazendo com que nossa fome aumente também.

Outra explicação para o aumento do nosso apetite é que as reservas de energia do fígado e músculo (glicogênio) são esgotadas mais rapidamente para produção de calor. Assim, o aumento da fome ocorre exatamente para essas reservas serem repostas, já que as nossas reservas de gorduras são os últimos mecanismos usados para produção de calor.

O processo de digestão e absorção dos alimentos e seus respectivos nutrientes são responsáveis por produzirem certa quantidade de calor. Essa geração de calor é conhecida como efeito térmico dos alimentos. Alguns alimentos possuem efeito térmico maior quando comparados a outros alimentos, como é o caso do gengibre, pimenta vermelha, chá verde, entre outros.

Durante o inverno, é comum optarmos por alimentos mais calóricos e mais gordurosos, pois eles demoram mais para serem digeridos, produzindo, assim, maiores quantidades de calor. No entanto, é importante lembrar que cometer exageros na hora de se alimentar pode acarretar danos graves para nossa saúde e promover o ganho de peso. Por isso, é importante que fiquemos atentos as nossas escolhas durante os dias mais frios, e para isso separamos algumas dicas:

  • Opte por alimentos quentes como sopas e chás;
  • Não deixe de consumir legumes e verduras! Consuma-os na forma de sopas, caldos, cozidos e ensopados;
  • Mantenha-se hidratado;
  • Prefira sopas à base de vegetais, sem adição de queijos, creme de leite e outros alimentos que podem torna-las mais calórica,
  • Evite ficar longos períodos sem se alimentar, pois essa prática aumenta a percepção de fome;
  • Evite cometer excessos alimentares. Mantenha uma alimentação balanceada e pratique exercícios físicos regularmente.
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