Prática de surf exige hidratação constante

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

surf_capa

Artigo de especialista – Tatiana Eto*

A prática do surf vem ganhando adeptos a cada ano e seu crescimento tem sido exponencial, mas infelizmente a preocupação com a nutrição dos atletas ainda é bastante pequena.

Alguns gestos são bem comuns no surf, como a remada e a força muscular, especialmente nos membros inferiores, para manutenção do equilíbrio durante a prática do esporte. A remada ocupa cerca de 50% do tempo total do surfista em uma bateria.

O surf é caracterizado como um esporte de intensidade moderada a alta, porém alguns estudos o classificam como uma atividade dinâmica sem intensidade pré-estabelecida, ele pode durar de 1 a 2h e quando a condição do mar é favorável pode chegar a 5h. Infelizmente a maioria dos atletas treinam de forma empírica, sem acompanhamento profissional (educador físico e nutricionista).

Um dos itens de maior importância no surf é a hidratação, vários fatores podem influenciar, como temperatura do ar e da água, velocidade do vento, roupas utilizadas no treino e competição, clima (verão/inverno), dentre outros. Assim, o surfista troca calor com o ambiente de diversas formas, aumentando ou diminuindo a perda hidroeletrolítica (água e cloreto de sódio).

Dicas de hidratação para surfistas

Pré-competição:
Recomenda-se nas 24h que antecedem o evento consumir uma dieta balanceada e líquidos suficientes. De 1 a 2h antes da competição consumir 500 mL de líquidos. O atleta deve observar a cor da urina, se estiver muito concentrada indica hipoidratação, então deve consumir mais líquidos. Sempre estando atento para que o volume gástrico não atrapalhe o desempenho no esporte.

Durante a competição:
Aproveitar os intervalos para hidratar-se. Ingerir a cada 15 a 20 minutos de 150 a 300 mL de líquidos, nunca ultrapassar 300 mL.

Pós-competição:
Uma forma de quantificar a necessidade de líquidos no pós-treino/competição é pesar-se antes e depois da competição e a diferença obtida será a quantidade de líquidos a ser ingerida. Alguns autores sugerem a ingestão de 150% ou mais do peso perdido.
O líquido a ser ingerido, pré, durante e pós-competição, é uma formulação de água, carboidratos na concentração de 6 a 8% e cloreto de sódio, a uma temperatura inferior a 20ºC. Essa formulação pode ser feita na hora ou obtida em bebidas esportivas, desde que observadas as concentrações adequadas.
Além da hidratação a nutrição deve ser balanceada de forma a manter um equilíbrio energético e deve ser individualizada, levando em consideração o tipo de treino, a frequência, o tempo e as características antropométricas (peso e altura) do atleta.
A ingestão de carboidratos deve estar em torno de 5 a 8g/kg de peso/dia; proteínas de 1,2 a 1,6g/kg de peso/dia e gorduras entre 25 a 30% do valor energético da dieta. A suplementação, se necessária, contempla proteicos, maltodextrina e creatina.
Vale ressaltar que a prescrição dietética e suplementar deve ser feita por um profissional nutricionista para que seja adequada à saúde e à performance.

E agora, “bora” surfar bem nutrido e hidratado!

Referências bibliográficas:

Somensi, A. R. Hidratação no surfe. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. v.3, n.13. 2009
Novack, L. F.; Osiecki, R. Surfe: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. v.8, n.50. 2014
Lancha Jr, A. H.; Campos-Ferraz, P. L.; Rogeri, P.S. Suplementação Nutricional no Esporte. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2014
Hirschbruch, M. D. Nutrição Esportiva: uma visão prática. São Paulo. Manole, 2014

*Tatiana Eto é nutricionista, pós-graduada em Medicina do Esporte e em Obesidade e Emagrecimento, mestre em Ciências pela Unifesp e com MBA em Gestão Empresarial. É membro da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN) e da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE).

Summary
Article Name
Prática de surf exige hidratação constante
Author
Description
A maioria dos surfistas treina sem o acompanhamento de um profissional e, com isso, esquecem-se da importância da hidratação na prática do surf.
Menu Blog
x