Prisão de ventre: causas e tratamento

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Prisão de ventre

A prisão de ventre é consequência do mau funcionamento do intestino. Por causar um grande desconforto, ela afeta a saúde e a qualidade de vida. Conheça as suas causas e saiba como tratá-la.

O que é prisão de ventre

A prisão de ventre, também conhecida como intestino preso e constipação, é o termo que define a baixa frequência na evacuação, com fezes secas e endurecidas. Pode afetar homens, mulheres, crianças, gestantes e, principalmente, idosos, que apresentam alto risco por conta da inatividade física e uso de medicamentos.

Prisão de ventre: causas

Existem diversas causas para a prisão de ventre, que podem ser em virtude de doenças ou não, como:

  • Estresse
  • Sedentarismo
  • Maus hábitos alimentares
  • Baixa ingestão de fibrase água
  • Omissão da necessidade de evacuar, ou seja, não ir ao banheiro quando se tem vontade
  • Uso excessivo de laxantes
  • Uso de medicamentos, como analgésicos, antidepressivos, diuréticos e antiácidos
  • Síndrome do intestino irritável
  • Gestação

Prisão de ventre: sintomas

Os principais sintomas da constipação intestinal são: dificuldade para evacuar, menos de 3 evacuações por semana, sensação de evacuação incompleta, fezes com consistência endurecida, sensação de empachamento e distensão abdominal.

Esses sintomas podem ser pontuais, reduzidos por meio da correção de alguns hábitos, ou crônicos, sendo necessário realizar acompanhamento médico para investigar problemas mais graves.

Prisão de ventre: tratamento

A alimentação é muito importante, tanto na prevenção quanto no tratamento da prisão de ventre. Alguns alimentos possuem ação laxativa e podem auxiliar no tratamento do intestino preso, como o mamão, a ameixa seca, o figo, o abacate e a laranja com bagaço.
Atualmente, também é possível encontrar suplementos para intestino preso, com a combinação de diferentes fibras alimentares.

Aumente o consumo de fibras, presentes nos cereais integrais, quinoa, chia, aveia, frutas e vegetais, e que ajudam formar o bolo fecal e facilitam sua eliminação. É muito importante beber bastante água junto com o consumo das fibras para não obter o efeito contrário.

Os probióticos também podem ajudar a melhorar a saúde intestinal e contribuir para o tratamento da constipação.

A prática de atividade física é fundamental para auxiliar o intestino preguiçoso a funcionar melhor e a manter a saúde como um todo em dia. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dia e sinta-se melhor e mais disposto.

Chá para prisão de ventre

Além dos alimentos, existe chá para prisão de ventre, como sene e cascara sagrada, com ação laxativa e que ajuda no funcionamento intestinal. Vale ressaltar que esses chás devem ser consumidos com moderação, já que em excesso podem trazer prejuízos para a mucosa intestinal.

Summary
Article Name
Prisão de ventre: causas e tratamento
Author
Description
Saiba tudo sobre a prisão de ventre, causas, sintomas, a melhor forma de tratamento e como evita-la para ter mais qualidade de vida.

Categorias -

Menu Blog
x