Problemas nos rins? Veja os principais cuidados e causas

4 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

problemas_nos_rins

Uma dúvida muito comum entre atletas e frequentadores de academia que complementam suas dietas com a ajuda de suplementos, como whey protein (proteína oriunda do soro do leite) e BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), é se eles podem causar alguma deficiência ou o mau funcionamento dos rins.

Segundo Fernando Antonio de Almeida, médico nefrologista e professor titular de nefrologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP (campus Sorocaba), isso pode ocorrer, mas se o uso for excessivo, já que pode provocar o aumento da filtração dos rins, sobrecarregando-os. “A longo prazo, isso é prejudicial e pode reduzir a função dos rins, particularmente se você tiver alguma doença renal ou outra doença que comprometem os rins, como pressão alta e diabetes. Além disso, a suplementação vitamínica abusiva, particularmente de vitamina D, pode favorecer a absorção de cálcio no intestino e provocar a formação de cálculos renais, pois esse cálcio absorvido em excesso é eliminado pelos rins”, explica.

RECOMENDAÇÃO

Vale lembrar que os aminoácidos são os elementos que formam as proteínas. Os músculos são predominantemente constituídos de proteínas, por isso, a grande maioria das pessoas que pretende construir sua forma física, valorizando a massa muscular, acredita, ou são recomendadas, a consumir maior quantidade de proteínas e aminoácidos.

Baseado nas necessidades diárias, recomenda-se a ingestão de 0,8 a 1,0 gramas de proteínas por dia. Entretanto, hoje há enorme apelo para a utilização de suplementos alimentares e vitamínicos como se fossem transformar seu corpo e sua vida. “Já vi recomendação em sites para utilizar até 4 gramas de proteínas por dia para os que desejam aumentar a massa muscular através de exercícios resistidos. Isso não é apenas desnecessário, é prejudicial à saúde”, ressalta Almeida.

DOENÇA RENAL

A principal doença renal é a insuficiência renal crônica. Os rins vão diminuindo a função até paralisarem completamente. Como a doença progride lentamente, muitas vezes as pessoas são surpreendidas já na fase terminal da doença, quando, para viver, precisam substituir a função dos rins pela hemodiálise, diálise peritoneal (feita na barriga) ou um transplante renal.

Apenas um terço dos casos de insuficiência renal crônica é causado por doenças próprias dos rins, como inflamações (nefrites), doença renal policística (hereditária), calculose das vias urinárias de repetição e outras.

A grande maioria dos casos da doença renal crônica, perto de 70%, é causada pela hipertensão arterial (pressão alta) e diabete, doenças que precedem em 10 a 20 anos a falência dos rins. Almeida reforça que isso ocorre em casos de pessoas com hipertensão e diabete, que não receberam os cuidados adequados, pois quando essas doenças são bem controlados raramente evoluem para doença renal terminal.

HÁBITOS SAUDÁVEIS

A saúde dos seus rins depende de uma alimentação saudável, sem excesso de proteínas ou sal. A ingestão regular de frutas e verduras e, principalmente, de líquidos (predominantemente água), garantem um volume de urina de dois litros ou mais por dia. Por isso, se você tomar pouco líquido seus rins irão concentrar a urina e eliminar tudo o que precisam em um volume pequeno, favorecendo a concentração de sais na urina e a formação de cristais que se tornarão cálculos renais.

Quando for urinar, observe a cor da urina. Se estiver em um tom de amarelo muito forte, você precisa beber mais líquidos até que fique com o aspecto amarelo claro. Além disso, verifique regularmente (1 vez por ano) a pressão arterial, que deve estar sempre inferior a 140 por 90 mmHg (14 por 9). Se você tiver pressão alta, diabete ou familiares com problemas renais, é recomendável que faça um exame de urina e a dosagem de creatinina (que mede a função dos rins) anualmente.

SHOPPING NATUE

Summary
Article Name
Problemas nos rins? Veja os principais cuidados e causas!
Author
Description
Veja como o uso abusivo de suplementos esportivos podem causar problemas nos rins e maiores complicações na saúde.
Menu Blog
x