Quais são as melhores fontes de colágeno?

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

fontes de colágeno

Oi gente!

Não é de hoje que ouvimos falar sobre os benefícios do colágeno para o nosso organismo. O colágeno é uma proteína que está naturalmente presente no nosso organismo. Ele é responsável por dar firmeza e elasticidade à nossa pele, além de participar da constituição dos nossos ossos, cartilagens, músculos, cabelos e unhas. O colágeno também pode auxiliar na prevenção de estrias e celulites, e contribui para a melhora da saúde das unhas e cabelos.

Mesmo sendo produzido pelo nosso organismo, depois de certa idade (geralmente a partir dos 25 anos) a produção de colágeno tende a diminuir, podendo ocasionar alterações na elasticidade e hidratação da pele, propiciando o surgimento de rugas e o enfraquecimento dos ossos.

Sendo assim, é necessário que a nossa alimentação seja rica em alimentos que sejam fontes de colágeno, ou alimentos que ajudem na produção desse nutriente, para que nossas necessidades sejam supridas.

 Existem alguns alimentos que são fontes de colágeno e que, quando consumidos, podem contribuir para a síntese do colágeno no nosso organismo. Confira:

  • As proteínas de alto valor biológico: são encontradas nas carnes vermelhas, carnes de aves (como o frango), nos peixes, na clara de ovo, laticínios;
  • A combinação de arroz com feijão, a soja, ervilha, quinua, também possuem proteínas de ótima qualidade que podem contribuir com a produção de colágeno;
  • Gelatina: é obtida da hidrólise (quebra em partículas menores) parcial do colágeno de ossos e tendões principalmente de bovinos, assim o consumo regular de gelatina pode estimular a síntese de colágeno;
  • O Colágeno Hidrolisado: é a fonte mais biodisponível de colágeno sendo considerada uma excelente forma de se consumir essa proteína;
  • Suplementos alimentares: já existem muitos suplementos de colágeno na forma de pós, balas, etc., ou ainda aqueles que possuem colágeno em sua composição.

Vale ressaltar que a síntese de colágeno depende de outros nutrientes também. Por isso, sua ingestão deve estar associada ao consumo de outros alimentos fonte de vitaminas C e E, e de minerais como o selênio e o zinco.

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Quais são as melhores fontes de colágeno? Como consumir colágeno? Quais são os alimentos ricos em colágeno?
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