Qual a importância da alimentação pré-treino?

1 ano atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

pré-treino

Os resultados da atividade física são diretamente ligados à alimentação, que deve ser ajustada de acordo com a quantidade e qualidade e também antes, durante e após o treino. Além disso, o consumo de água deve garantir a hidratação, já que a desidratação pode afetar a performance e prejudicar a saúde.

O consumo balanceado de alimentos ricos em carboidratos, gorduras boas, proteínas, além de vitaminas, minerais e líquidos, ajudam a promover a saúde e melhorar o rendimento, durante o exercício físico.

Qual a importância do consumo de proteínas e carboidratos?

O consumo de proteína antes e após o exercício ajuda a promover o crescimento muscular. Já os carboidratos fornecem energia para os músculos, evitando que a proteína seja usada como fonte energética.

É importante lembrar da preservação da proteína, pois quando a quantidade de carboidratos ingerida é insuficiente, a proteína pode ser utilizada como fonte de energia, ocasionando a perda de massa magra.

O que comer antes do treino?

Um consumo inadequado de alimentos no pré-treino pode levar a hipoglicemia (a baixa quantidade de glicose no sangue pode ocasionar até desmaios) e comprometer o rendimento e a saúde, sendo assim, estão listadas abaixo as principais orientações do que consumir e o que não consumir no pré-treino:

  • Consumir carboidratos de fácil digestão para não causar sensação de peso durante a atividade e garantir estoques de energia durante todo o treino (exemplos: batata-doce, tapioca, mandioca e frutas);
  • Suplementos como maltodextrinawaxy maize são uma ótima opção;
  • Consumir proteínas para estimular a síntese proteica (por exemplo: queijo tipo cottage, peito de frango, ovos (claras) e peixes);
  • Consumir suplementos (proteína em pó de alto valor biológico) como whey, albumina, entre outros;
  • Beber água;
  • Evitar o consumo de fibras antes da atividade física, pois podem interferir na absorção dos carboidratos, levando a desconfortos gastrintestinais;
  • Evitar gordura em excesso.

Quando é necessário o uso de suplementos?

Uma alimentação adequada rica em nutrientes oferecidos através das frutas, legumes, vegetais e macronutrientes já fornecem o necessário, porém, em situações e condições específicas, a suplementação da dieta é recomendada, como, por exemplo, treinos intensos, onde a alimentação já não supre mais o que o organismo precisa.

É importante ressaltar que o consumo elevado pode ocasionar efeitos colaterais sendo assim, recomenda-se sempre um acompanhamento com o médico e nutricionista.

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O exercício físico já mostrou o quanto pode oferecer benefícios aos praticantes. Conheça as recomendações alimentares pré-treino para garantir mais saúde.
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