Qual é o seu tipo de pele?

2 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Tipos de pele

Artigo enviado pela Souvie

Saber o seu tipo de pele ajuda a obter um resultado mais eficaz nos cuidados básicos, além de mantê-la sempre hidratada e saudável no dia a dia.

Para manter a pele saudável e nutrida é necessário seguir uma rotina de cuidados básicos com produtos corretos e apropriados para cada tipo de pele. O primeiro passo para essa rotina de cuidados é identificar as principais características da sua pele e, assim, obter um resultado mais eficaz e que ofereça aquilo que a pele precisa.

Segundo a Drª Mariana Beny*, todas as peles são semelhantes do ponto vista anatômico, funcional e bioquímico, porém existem grandes variações entre elas que devem ser levadas em consideração na hora de escolher qual cosmético usar.

Os principais fatores determinantes do tipo de pele são: a quantidade de água (que influencia na elasticidade da pele); a quantidade de lipídeos (que contribui para a nutrição e suavidade) e o nível de sensibilidade (que influencia na resistência da pele).

Características de cada tipo de pele

Os tipos de pele mais comuns são: normal, seca, oleosa e mista. Conheça as características de cada uma delas:

Pele normal: possui superfície lisa, flexível, lubrificada, umedecida e apresenta poros pouco visíveis e aspecto rosado. Há um equilíbrio entre o conteúdo hídrico e o lipídico que resulta em uma pele sem imperfeições e com um nível adequado de sensibilidade. Nesse tipo de pele o aparecimento de rugas é variável e elas são mais intensas na região dos olhos.

Pele seca: fatores genéticos, hormonais e até ambientais, como vento e radiação solar interferem nesse tipo de pele. Ela apresenta uma insuficiência na secreção sebácea e tem poros praticamente invisíveis, além de não apresentarem luminosidade, serem ásperas e sem flexibilidade. É um tipo de pele sensível e que pode apresentar manchas avermelhadas, descama facilmente e tem maior tendência ao aparecimento de rugas, já que tem pouca oleosidade natural.

Pele oleosa: esse tipo de pele apresenta aspecto lustroso ou engordurado, devido ao aumento da secreção sebácea. Os poros também são dilatados e sua textura é mais espessa e tende a formar acnes. A oleosidade é variável, sendo causada pela hiperatividade das glândulas sebáceas, que produzem mais sebo do que o necessário. Isso ocorre devido a fatores fisiológicos, como puberdade e alterações hormonais ou devido a fatores externos, como estresse, uso de determinados tipos de medicamentos, exposição ao calor e/ou à umidade excessiva. Esse tipo de pele apresenta uma tendência menor ao aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Pele mista: ela é uma combinação da pele oleosa na zona central do rosto e pele seca nas bochechas. Normalmente apresenta poros dilatados na testa, nariz e queixo, área conhecida como zona T e que devido a oleosidade intensa, tende a formar cravos. Já na região das bochechas, a pele é normal ou seca, com aparecimento de rugas variável.

Vale lembrar que escolher produtos que funcionam como um alimento para a pele é extremamente importante para mantê-la saudável. Deve-se levar em conta que a termorregulação deste órgão acontece por meio de suas propriedades físicas, das respostas vasculares e da sudorese e, o uso de cosméticos não apropriados, pode alterar essas propriedades de forma discreta.

Ao utilizar cosméticos orgânicos certificados que não fazem uso de petrolatos, parabenos e sulfatos em sua formulação, você protege, alimenta e garante a saúde da sua pele. Isso proporciona uma resposta mais intensa da epiderme e benefícios na derme como: hidratação prolongada, aumento da elasticidade, nutrição, luminosidade, proteção, emoliência e até ação calmante.

*fonte: www.cosmeticsonline.com.br/2011/materia/artigo/ Histologia e Fisiologia da pele publicado na versão impressa da edição março/abril de 2013 da revista Cosmetics & Toiletries Brasil pela Dr. Mariana Beny acesso em 02/06/2017 as 16:35

Summary
Article Name
Qual é o seu tipo de pele?
Author
Description
Veja como identificar qual seu tipo de pele e quais os cuidados necessários para cada tipo de pele: normal, seca, oleosa e mista. Confira - Natuelife
NATUELIFE
x