Qual o melhor adoçante para a saúde?

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Adoçantes

Os adoçantes são produtos desenvolvidos para conferir sabor doce aos alimentos e bebidas, com o objetivo de substituir o açúcar branco parcial ou totalmente. Eles podem ter a formulação à base de edulcorante artificial ou edulcorante natural extraído de frutas ou vegetais. Os tipos de adoçante mais consumidos são:

  • Adoçantes artificiais/sintéticos: aspartame, sacarina, sucralose, acessulfame-k e ciclamato
  • Adoçantes naturais: stevia e poliois (xilitol, manitol e sorbitol)

Para quem é indicado o adoçante?

O adoçante é recomendado para pessoas que precisam controlar a ingestão de açúcar ou retirá-lo totalmente da dieta, como no caso dos diabéticos. Por conter não conter calorias, o adoçante também é usado por quem quer reduzir ou controlar o peso.

Adoçante faz mal?

Apesar de serem considerados seguros, os adoçantes artificiais, como o aspartame e o ciclamato, são polêmicos, pois diversos estudos indicam que podem provocar o desenvolvimento de doenças, como o câncer.  E ainda, diversas pesquisas colocam em cheque a eficácia dos adoçantes artificiais, como aspartame e sacarina, para a perda de peso, especialmente quando utilizado em bebidas como refrigerantes diet/light.

A conclusão de diversos estudos sugere que os adoçantes artificiais não ajudam a reduzir o peso. As hipóteses são de que os adoçantes artificiais podem aumentar o apetite, estimulando o mecanismo de recompensa do cérebro para compensar a “falta de calorias” de alimentos doces.

Além disso, alguns especialistas não indicam o consumo de adoçantes artificiais, já que são substâncias que o organismo não reconhece e que podem ter efeitos tóxicos com o consumo prolongado. Por este motivo, os adoçantes naturais estão alta, já que parecem ser mais benéficos para o organismo.


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Afinal, qual o melhor adoçante?

Os adoçantes naturais são as melhores opções para substituir o açúcar refinado, conheça mais sobre eles:

Stevia

A stevia (esteviosídeo), adoçante natural extraído de uma planta chamada Stevia rebaudiana, de origem latino-americana, é um dos melhores adoçantes para substituir o açúcar refinado. É utilizada há muitos anos pelos índios guaranis para conferir o sabor doce aos chás. A stevia não fornece calorias e tem o poder para adoçar 300 vezes maior que o açúcar.

Além de ser consumida como adoçante de mesa – para adoçar café, sucos ou chás – a stevia também é usada pela indústria na fabricação de produtos, como doces, bebidas, goma de mascar e iogurtes.

Benefícios da stevia

  • Adoçante natural
  • Não calórico
  • Não cariogênico (não favorece o aparecimento de cáries)
  • Possui estabilidade no aquecimento
  • Contribui para reduzir o consumo de açúcar
  • Pode ser consumida por pessoas com fenilcetonúria

De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão segura recomendada de stevia é de 4g/kg/dia. Dentro desse limite, a stevia não apresenta contraindicações ou efeitos colaterais, por isso, pode ser consumida por todos.

Xilitol

É obtido a partir da hidrogenação do monossacarídeo xilose. Ótima opção para substituir o açúcar, pois é nutritivo e oferece muitos benefícios para a saúde. O xilitol é um pó branco, com sabor doce e poder adoçante bem próximo da sacarose. Pode ser utilizado por diabéticos, pois contém baixo índice glicêmico. Além disso, destaca-se por ajudar a reduzir a incidência de cáries e a remineralizar os dentes.

Benefícios do xilitol

  • Possui baixo índice glicêmico
  • Pode ser usado por diabéticos
  • Tem poucas calorias
  • Pode ajudar no controle do colesterol
  • Auxilia no tratamento de doenças respiratórias

Recomenda-se consumir, no máximo, 60g de xilitol por dia. Acima disso, ele pode ter efeito laxativo.

Manitol

Extraído de algas marinhas e vegetais, como a beterraba. Também é obtido a partir da glicose e da hidrólise do amido. O manitol deve ser consumido com moderação, pois ajuda a estimular a produção de insulina.  De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a dose diária recomendada para o consumo de manitol até 150mg/kg de peso. Em excesso, ele pode causar diarreia.

Benefícios do manitol

  • Adoça até 70% mais do que a sacarose
  • Pode ser levado ao fogo

Sorbitol

É encontrado nas frutas, como maçã e ameixa, e nas algas marinhas, mas também é obtido do açúcar invertido e do amido. É menos calórico do que o açúcar branco e adoça até 50 vezes mais.

Benefícios do sorbitol

  • Usado para adoçar gomas de mascar e geleias
  • Pode ser levado ao fogo

Assim como o manitol, o sorbitol deve ser consumido com moderação, já que pode causar desconforto abdominal.


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Qual o melhor adoçante para a saúde?
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Qual o melhor adoçante? Estevia, xilitol, aspartame, sucralose... São diversas opções, mas todos são seguros e eficazes para a perda de peso? Descubra aqui!

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