Queda de cabelo – como tratar?

4 anos atrás  Por  Equipe Natue     2 Comentários

queda de cabelo

Oi pessoal!

Não há dúvidas de que um cabelo bonito e saudável é capaz de mexer com a autoestima de qualquer pessoa, e sabemos que os cuidados com os cabelos é um assunto considerado extremamente importante principalmente para as mulheres. Mas ter cabelos hidratados e sedosos não é importante apenas para nosso bem-estar e autoestima. Isso porque nosso cabelo também pode refletir alguns problemas de saúde, ou seja, através da situação em que os cabelos se encontram podemos saber até mesmo como está a nossa saúde.

Um problema muito comum que atinge tanto homens quanto mulheres é a queda de cabelo, e ela pode estar associada a diversos fatores como:

  • Fatores hormonais: as mudanças hormonais que ocorrem principalmente na puberdade, gravidez, menopausa, durante a velhice ou causada por algumas doenças, podem ser responsáveis pela queda de cabelo;
  • Hereditariedade: fatores genéticos;
  • O clima: mudanças climáticas, como no outono onde ocorrem alterações na luminosidade, podendo propiciar a queda de cabelo;
  • Uso de algumas substâncias químicas: o uso de alguns medicamentos ou de produtos químicos podem atrapalhar o crescimento do fio e estimular a queda dos cabelos;
  • Fatores nutricionais: a alimentação está diretamente ligada à saúde dos cabelos. Estados de desnutrição ou de carência de nutrientes podem contribuir para a queda;
  • Fatores emocionais: o estresse ou outras desordens psicológicas podem influenciar na queda dos fios.

Cortar o cabelo com regularidade, mantê-lo hidratado e não expor o cabelo a constantes agressões físicas (como o uso de chapinha e secador), são medidas que podem contribuir para a saúde do fio. Mas apenas isso não basta! Manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é extremamente importante já que a saúde do nosso corpo começa pela boca.

Consumir alimentos fontes de betacaroteno (vegetais alaranjados e hortaliças de cor verde escuro), vitamina A (presente no fígado, gema de ovo, leite e derivados) e vitamina B (encontrada nas carnes, cereais integrais, frutas e verduras, grãos e oleaginosas) é indispensável para o crescimento saudável do cabelo.

Outro nutriente importante é o zinco, mineral presente em ostras, fígado, leite e farelo de trigo. Seu consumo está relacionado com o crescimento e fortalecimento dos cabelos. Já as proteínas são fontes de aminoácidos que participam da construção dos fios, por isso, não podem ficar fora da nossa alimentação.

O tratamento para a queda de cabelo vai depender muito da causa. Ele pode ser feito com medicamentos, uso de cosméticos específicos, mudanças na alimentação, entre outros. Lembrando que qualquer tratamento deve ser sempre indicado e orientado por um médico.

Então não se esqueça de que o cuidado com os cabelos começa com a nossa alimentação! Aliar uma alimentação saudável aos cuidados diários com os fios pode ajudar na prevenção da queda, na saúde e beleza dos cabelos.

Dica: Apesar de contribuir com a saúde dos fios, quando consumida em excesso, a vitamina A pode contribuir para a queda dos cabelos.

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Queda de cabelo – como tratar?
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Queda de cabelo? Veja possíveis causas e diferentes tipo de tratamento e prevenção para a queda de cabelo.
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