Radicais livres: entenda como eles podem prejudicar sua saúde

1 ano atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

radicais livres

Os radicais livres são formados naturalmente todos os dias, através de diversos fatores metabólicos, como a respiração. Porém, existem fatores que induzem ao aumento na produção desses radicais livres, como estresse, má alimentação, consumo de bebidas alcóolicas, deficiências nutricionais, excesso de atividade física, ingestão exagerada de medicamentos, exposição à poluição e ao cigarro. O excesso de radicais livres no organismo é chamado de estresse oxidativo e pode causar danos nas moléculas de DNA, levando ao envelhecimento precoce e até ao desenvolvimento de algumas doenças, como câncer.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Como são formados os radicais livres?

Diariamente, através de diversas reações metabólicas, as moléculas de radicais livres são liberadas na corrente sanguínea. Tratam-se de moléculas que apresentam em sua composição um elétron a menos e, por isso, são altamente instáveis e reativos. Para se tornar estável novamente, essa molécula tenta “roubar” elétrons como forma de completar sua estrutura, dessa forma, liga-se à outras moléculas, como por exemplo ao DNA, e podem prejudicar seu funcionamento normal. Dessa forma, aí começam a aparecer diversos tipos de problemas relacionados à oxidação celular, como a doenças degenerativas do envelhecimento (Parkinson, Alzheimer, entre outras), câncer e doenças cardíacas.

Como evitar a produção dos radicais livres?

Não é possível evitar a formação dos radicais livres, pois em pequenas quantidades, são até necessários para algumas funções, como por exemplo, ajudar no bom funcionamento do sistema imunológico. Porém, é preciso que haja um equilíbrio, e não sejam produzidos em excesso.

É importante uma dieta rica em alimentos fonte de antioxidantes, pois esses alimentos apresentam a capacidade de inibir a ação oxidante dos radicais livres, conferindo proteção às células. Apesar da atividade física em excesso provocar um aumento da liberação dos radicais livres, a prática de exercícios físicos moderados e com orientação profissional combate a oxidação.

Como fazer uma dieta antioxidante?

  • Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, pois são alimentos que apresentam grande quantidade de nutrientes em sua composição, como betacaroteno, vitamina C, vitamina E, licopeno, ômega 3, selênio e zinco.
  • Utilize temperos naturais, como alho, cebola, ervas e especiarias, como a cúrcuma, que também apresenta boa quantidade de antioxidantes.
  • Quanto mais colorida e maior a variedade de alimentos ingeridos, maior quantidade de substâncias antioxidantes é fornecida ao organismo. Sempre que possível, prefira as opções orgânicas, já que o uso de agrotóxicos diminui significativamente a presença de antioxidantes nos alimentos.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Radicais livres: entenda como eles podem prejudicar sua saúde
Author
Description
Os radicais livres são moléculas produzidas diariamente pelo organismo, oferecendo riscos à saúde quando em excesso. Confira mais aqui
NATUELIFE
x