Receitas saudáveis para inovar o cardápio de Natal

3 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

cardápio de natal

O Natal está se aproximando, essa época deliciosa, com um clima generoso, familiar, com um significado especial para cada pessoa. Nós da Natue adoramos o espírito natalino! E como pensar em Natal sem lembrar daquele banquete com frutas secas, castanhas, peru e panetone?

Pensando no cardápio de Natal da sua família, coletamos algumas receitas especiais para você inovar na ceia e deixar todo mundo satisfeito, contente e até pedindo mais!

Petiscos

Para começar a noite, um delicioso chips de batata doce caseiro é uma boa opção, que é bem simples de fazer e substitui os chips industrializados que geralmente são ricos em sódio e gorduras trans.

Você pode fazer os chips com outras raízes, legumes ou leguminosas, como mandioca, batata inglesa, cenoura, beterraba, vagem, couve, grão de bico, ervilha. Ficará bem interessante e colorido!

Entrada

Para a entrada, que tal um Hommus de beterraba? O hommus é uma pasta árabe, feito à base de grão de bico. O de beterraba tem uma cor linda que chamará muita atenção no seu cardápio de Natal, pode ser servido com mini torradas, pão sírio ou italiano e saladas.

Falando em salada… temos a receita de salada de quinoa, que é rica em fibras e tem a famosa uva passa entre seus ingredientes. Nada mais natalino que uva passa, não é mesmo?

Prato base

O arroz é um querido do dia a dia, mas para o cardápio de Natal podemos sair do básico e ousar com um arroz de forno com ervilhas e queijo branco, mas se o forno já estiver ocupado com o peru, temos essa receita de arroz com amêndoas bem fácil de fazer também:

Arroz com amêndoas

Ingredientes

1 xícara de arroz branco ou integral;
2 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de coco ;
1/2 cebola pequena picada em cubos;
2 dentes de alho picados;
1 colher de chá de sal;
2 xícaras de água quente;
1/4 de xícara de vinho branco;
1 xícara de amêndoas em lascas torradas .

MODO DE PREPARO

1 Em uma panela, coloque o azeite, as cebolas e o alho, doure um pouco;
2 Em seguida, coloque o vinho e mexa até evaporar;
3 Despeje a água quente e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 15 minutos com a panela destampada;
4 Desligue o fogo e tampe a panela;
5 Coloque no recipiente que irá servir e misture as amêndoas.

Prato principal

O Peru é um clássico nos cardápios de Natal e nós temos uma receita de Peru ao molho de figos que pode te ajudar na hora de temperar e servir de forma diferente. Além disso, separamos uma receita de Salmão, que é realmente para inovar na ceia de Natal.

Salmão com mostarda e mel

Ingredientes

3 Colheres de sopa de Mostarda;
3 Colheres de sopa de Mel;
1 Colher de chá de Sal;
Pimenta do Reino à gosto;
2 Dentes de alho picados;
4 Postas de Salmão;
Azeite (para untar).

MODO DE PREPARO

1 Misture a mostarda, o mel, o sal, a pimenta e o alho em um recipiente;
2 Disponha as postas de salmão no molho e deixe marinar por no mínimo 30 minutos;
3 Unte a forma com o azeite e acomode as postas;
4 Leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 20 minutos .

Guarnição

Para acompanhar o prato principal, escolhemos 2 farofas maravilhosas. A primeira é de cúrcuma, um tempero com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, garante uma cor amarela bem bonita e tem um gosto bem especial também.

A outra farofa é de banana da terra com óleo de coco. A banana é fonte de triptofano, um aminoácido fundamental para a formação de um hormônio que melhora o humor e ajuda a relaxar, garantimos que deixará todos muito felizes!

Além das farofas, não pode faltar os legumes! Para eles, temos essa receita super fácil de Panaché de legumes com castanha do Pará, em que além dos legumes que estão nos ingredientes, você pode usar os de sua preferência e utilizar a imaginação nas combinações!

Sobremesa

Para fechar sua Ceia de Natal com chave de ouro, um brownie Raw que não vai ao forno, é super nutritivo e saboroso e você pode decorar da forma que quiser!

Outra receita que você pode ter certeza que fará muito sucesso é a Pêra ao vinho, que além de agradar visualmente, o aroma é marcante por conta do cravo e da canela e o sabor não deixa nada a desejar.

Pra finalizar!

Além desses pratos estrelas e inovadores do seu cardápio de Natal, o prato tradicional da sua família não pode faltar! E para complementar, você pode montar uma mesa de frutas in natura e secas, servir drinks refrescantes, como esse suco de limão com gengibre e maçã, e aproveitar bastante essa noite mágica e especial!

SHOPPING NATUE

Summary
Article Name
Receitas saudáveis para inovar o cardápio de Natal
Author
Description
O Natal está chegando e você está cansado da mesmice? Separamos algumas receitas para inovar o cardápio de Natal e deixar todo mundo satisfeito e contente!
Menu Blog
x