Rótulos alimentares: Saiba como não ser enganado

7 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Rótulos alimentares

Os rótulos alimentares são usados como estratégia de marketing na indústria alimentícia e pode ser uma estratégia poderosa e perigosa, ler o rotulo é muito importante para não cair em estratégias para mascarar informações sobre ingredientes. Saiba como não ser enganado na hora de ler rótulos, saiba identificar quais são os nutrientes que possui, se é um alimento rico em açúcar, fibras, proteínas, carboidratos e gorduras.

Algumas informações são importantes, evitando assim, possíveis enganos. Confira algumas informações para te ajudar na hora de fazer escolhas no supermercado.

Nomes diferentes para açúcar nos rótulos alimentares

Cuidado com rótulos alimentares enganosos, um exemplo clássico disso é a rotulo que fala que não contém açúcar em sua composição, porém quando olhamos os ingredientes ele contém adição de maltodextrina, xarope de milho, são outras substâncias que possuem o mesmo efeito negativo do açúcar e que muitas vezes passa despercebido pelo consumidor.

Como saber se o alimento é realmente integral?

Outro exemplo é a embalagem que alega ter um produto integral, porém o primeiro ingrediente é a farinha refinada e lá no ultimo ingrediente da lista é a farinha integral.

Os alimentos estão em ordem decrescente descritas nos rótulos alimentares, sendo assim o primeiro ingrediente está em maior quantidade e o ultimo em menor.

O que é um Produto light?

São aqueles que possuem teor reduzido de algum nutriente (gordura, açúcar, colesterol ou sódio) pode ser reduzido em calorias também. Porém muitas vezes a indústria utiliza artifícios para modificar o rotulo e confundir e enganar o consumidor.

Muitas vezes os alimentos levam nos rótulos alimentares o título “light”, mas quando comparada com a versão considerada tradicional eles apenas diminuíram a porção do alimento, ou diminuem algum componente e aumentam em outro, adicionando componentes ruins para saúde do consumidor.

Fique atento as porções

Muitas vezes a informação nutricional não condiz com o valor da embalagem, ou porção real de consumo. Vemos valores de calorias e outras substâncias do alimento que não nos assustam.

Por exemplo, em uma embalagem de 150 gramas, normalmente no rótulo não contém a informação nutricional de 150g daquele alimento, mas sim de uma porção reduzida e não provavelmente a que vai ser consumida.

Atente-se para o tamanho das porções e faça as contas de qual é o valor real de cada item da lista nutricional para toda a embalagem.

Como fazer boas escolhas no supermercado

  1. Mude sua visão sobre os produtos do supermercado, faça as compras com tempo e paciência para realmente ler as informações do rótulo.
  2. Evite produtos com nomes estranhos, geralmente eles são aditivos e conservantes que não são saudáveis e devem ser evitados.
  3. Prefira alimentos in natura, mas caso não seja possível busque por alimentos com uma pequena lista de ingredientes ou processos.
  4. Faça refeições antes de realizar as compras, quando estamos com fome geralmente agimos por impulso e isso acaba atrapalhando e influenciando nossas escolhas.

Sendo assim, percebemos o quanto criar o hábito de ler os rótulos alimentares, e realmente entender o que cada ingrediente significa é muito importante.

Mesmo que você escolha um produto que quis te enganar, ou mascarar algum ingrediente, você saberá o que está comendo, e será uma escolha consciente.

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Rótulos alimentares: Saiba como não ser enganado
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Como ler rótulos alimentares? Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que buscam uma alimentação mais saudável. Saiba como ler o rótulo sem ser enganado!
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