SAIBA COMO EMAGRECER SEM PERDER MASSA MUSCULAR

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

emagrecer

Muita gente acredita que a fórmula perfeita para emagrecer é gastar mais calorias do que se consome. Esta ideia está correta, mas é só o começo. Existem outros processos envolvidos para tornar esse processo de emagrecimento ainda mais saudável. Emagrecer sem perder massa muscular pode ser um desafio.

MASSA MAGRA X MASSA MUSCULAR

De acordo com Roberto Graça, educador físico e personal trainer, a massa magra é aquela isenta de gordura, composta somente por ossos, órgãos vitais, líquidos corporais e massa muscular. “Quanto maior for a massa magra, mais fácil e rápida será a perda calórica’’, diz Roberto. Quando aumentamos a massa muscular, significa que o músculo está em processo de crescimento.

POR QUE A MASSA MUSCULAR É TÃO IMPORTANTE PARA QUEM QUER EMAGRECER?

Segundo Fernanda Coelho, ortopedista da área de esporte, a massa muscular também tem funções importantes na hora de perder peso. “Quanto mais massa muscular, maior será o gasto de calorias, mantendo o metabolismo acelerado, além disso, melhor será o amortecimento das articulações”, declara. A especialista também chama atenção para os riscos de ficar sem comer para a emagrecer. “Ao ficar sem comer, o corpo começa a tirar energia do músculo, ou seja, ocorre perda de massa muscular. O jejum também reduz o metabolismo, fazendo com que o corpo queime menos gordura’’, diz.

Aumentar a massa muscular é benéfico, inclusive, para mulheres na menopausa, pois nesse período pode ocorrer grande perda de massa óssea, porém, o aumento da massa magra pode contribuir para preservar a estrutura dos ossos.

DICAS PARA EMAGRECER SEM PERDER MASSA MUSCULAR

Alimentação para ganhar massa muscular:

A alimentação possui grande importância para emagrecer com saúde. É indicado consumir todos os grupos alimentares, ou seja, carboidratos, proteínas, gorduras boas, frutas, verduras e vegetais, tudo sem exageros.

Inclua carboidratos na dieta:

O carboidrato é a principal fonte de energia para o corpo, por isso, na prática de exercícios, seu consumo evita que as proteínas sejam desviadas para o fornecimento de energia em vez de irem para a construção da massa muscular. Prefira as opções com baixo índice glicêmico, ou seja, que não causam picos de glicose no sangue, e consuma com moderação, já que o excesso pode favorecer o ganho de peso.


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Proteína em excesso faz mal:

São importantes para ganhar massa magra, mas se forem consumidas em excesso, podem causar sobrecarga hepática e renal e diversos outros prejuízos, como aumento do colesterol.

Melhore o treino:

Pratique exercícios físicos, no mínimo, 3 vezes por semana e, de preferência, incluindo atividades de força, como musculação, junto com exercícios aeróbicos. Exercícios assim irão trabalhar diferentes músculos e ajudar no processo de emagrecimento. Procure um profissional que possa passar um treino específico para seus objetivos e necessidades.

Sono e anabolismo:

Uma boa noite de sono é fundamental para produção de hormônios que controlam o ganho de massa magra e até o apetite, além de proporcionar melhor recuperação da massa muscular, auxiliando na hipertrofia.

Suplementos para ganhar massa muscular:

Os suplementos de proteínas, como whey protein, albumina e caseína, ajudam a complementar a alimentação e oferecem o suporte necessário para o ganho de massa muscular, por isso devem ser tomados no pós-treino.

Os aminoácidos, como BCAA, também podem ser consumidos para melhorar o desempenho no treino e ajudar no ganho de massa magra. O uso de outros suplementos pode contribuir para a perda de gordura, como óleo de cártamo, termogênicos e picolinato de cromo, que ajudam na queima de gorduras.

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Confira como perder peso sem perder massa muscular através de uma alimentação adequada, exercícios e uso dos suplementos certos.
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