Saiba mais sobre a doença celíaca

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Sem glúten

O que é doença celíaca

A doença celíaca é uma doença autoimune caracterizada pela intolerância ao glúten de forma permanente. O glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e malte. A aveia é naturalmente livre de glúten, mas sofre contaminação durante o processo produtivo, já que é manipulada junto com os cereais com glúten.

O glúten gera uma resposta inflamatória no intestino, atrofiando as vilosidades responsáveis pela absorção dos nutrientes. Essa agressão ao intestino, a longo prazo, pode causar desnutrição, anemia, infertilidade, osteoporose e até câncer.

A doença celíaca é mais comum de ser diagnosticada em crianças, mas pode acometer indivíduos de todas as idades.

Doença celíaca: sintomas

Os sintomas da doença celíaca mais comuns são: perda de peso, excesso de gases e diarreia, dor e distensão abdominal. Outros sintomas podem estar presentes, como baixa estatura, devido à má absorção de nutrientes. Alguns tipos de doença celíaca podem não causar efeitos intestinais, mas na pele, gerando dermatite herpetiforme, na qual ocorre o aparecimento de bolhas e feridas na pele.

O difícil diagnóstico da doença pode comprometer ainda mais o estado nutricional, devido as importantes perdas de nutrientes e prejuízos na absorção de vitaminas e minerais.

Doença celíaca tem cura?

A doença celíaca não tem cura, e o único tratamento para os celíacos é a exclusão total do glúten na alimentação. Qualquer partícula de glúten presente na dieta pode desencadear reações adversas.

Tratamento da doença celíaca

Após o diagnóstico da doença celíaca e exclusão do glúten, os sintomas podem desaparecer, por isso a dieta sem glúten é o único tratamento para a doença.

Além da dieta sem glúten, alguns nutrientes podem ajudar a reparar a mucosa do intestino, como glutamina, vitamina A, zinco, e contribuir para melhorar o estado nutricional, já que deficiências são comuns quando a doença não está controlada. Por isso, é indicado consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar o consumo de suplementos.

Quais alimentos contém glúten

Todos os alimentos elaborados com trigo, centeio, cevada, malte e a aveia, sejam integrais ou refinados, pois, o glúten não é retirado desses ingredientes. Além disso, o glúten possui alto poder de contaminação, por isso, preparações sem glúten não devem ser elaboradas com os mesmos utensílios que tiveram contatos com glúten.

Os alimentos à base de arroz, milho e mandioca não contém glúten e suas farinhas podem ser utilizadas no preparo de receitas. Todos os tipos de frutas, legumes, leguminosas e vegetais, carnes e leites são livres de glúten. No Brasil, já é possível encontrar opções importadas de aveia sem glúten.

mix farinha sem gluten
Para substituir a tradicional farinha de trigo nas receitas, o mix de farinhas contribui para maciez e elasticidade das massas.
mix farinha sem gluten
Bolo de fubá
O fubá é obtido a partir do milho, por isso não contém glúten, podendo fazer parte da dieta de celíacos. Além disso, é elaborado apenas com ingredientes naturais, como o óleo e o açúcar de coco.
Bolo de fubá
Quibe de quinoa
A quinoa é uma ótima opção para substituir o trigo do quibe, pois é um cereal rico em fibras e nutrientes, além de ser naturalmente sem glúten.
Quibe de quinoa
bolo_cacau
Esse bolo é elaborado sem adição de farinhas, por isso é livre de glúten. É feito com cacau, açúcar de coco e óleo de coco. 
bolo_cacau
nhoque de grao de bico
Nesta versão, o nhoque é feito com o grão-de-bico e a farinha de arroz, por isso, pode ser consumido por celíacos, já que não contém glúten.
nhoque de grao de bico
Summary
Article Name
Saiba mais sobre a doença celíaca
Author
Description
A doença celíaca é uma intolerância permanente ao glúten. Conheça mais sobre essa doença, seu tratamento e quais alimentos podem ser consumidos
NATUELIFE
x