Saiba se você está precisando fazer uma dieta detox

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

detox

A detoxificação é um processo natural do corpo que ocorre em todas as células, principalmente no fígado e no intestino. Alguns hábitos podem diminuir a eficácia desse processo, como má alimentação, alto consumo de lipídeos (gordura), bebidas alcoólicas, produtos industrializados, corantes, adoçantes químicos, estabilizantes, medicamentos e outros xenobióticos, que são compostos químicos estranhos ao organismo, como agrotóxicos e metais pesados.

As toxinas indesejadas se ligam facilmente aos lipídeos, dificultando muito o seu processo de eliminação. Quando há acúmulo dessas toxinas, o bom funcionamento do organismo é prejudicado, diminuindo a função de destoxificação, bem como absorção de nutrientes e todo equilíbrio do organismo, como a ação de todos os sistemas, dificultando até o processo de emagrecimento.

style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Consequências dos xenobióticos para saúde

Poluentes do ar

Os poluentes podem favorecer problemas respiratórios, como asma, bronquite e rinite.

Cloro

É utilizado para tratar água contaminada, mas pode causar aumento do risco de desenvolver câncer, quando ingerido em grande quantidade.

Radiação solar

A exposição excessiva aos raios solares pode ser responsável por causar lesões na pele, que podem desencadear câncer, assim como acelerar o envelhecimento cutâneo.

Contaminantes de alimentos de origem vegetal e animal

Os agrotóxicos, pesticidas, fertilizantes, antibióticos e outros componentes químicos utilizados no plantio ou criação de animais podem estar associados com diversas doenças, quando ingeridos em excesso, como infertilidade, obesidade, doenças neurológicas, pressão alta e até alguns tipos de câncer.

Plásticos

É obtido a partir de uma mistura de várias substâncias, que podem passar para o alimento, como o bisfenol-A (BPA) e o ftalato. A exposição crônica a baixas doses desses xenobióticos pode causar diversos problemas para saúde, como infertilidade e até câncer. Por isso, prefira embalagens “livres de BPA”, que não liberam essas substâncias ou prefira os potes de vidro.

Vale lembrar que também entram nessa categoria o tabaco e o álcool, que devem ser sempre evitados.

Quando fazer dieta detox

Alguns sintomas podem evidenciar a necessidade de fazer a dieta detox, confira:

  • Dores de cabeça frequentes
  • Falta de concentração
  • Cansaço excessivo
  • Inchaço, principalmente nos pés e tornozelos
  • Baixa imunidade
  • Prisão de ventre ou diarreia
  • Má digestão, excesso de gases, desconforto ou sensação de inchaço após as refeições

Por isso, a dieta detox vai muito além do objetivo de emagrecer, já que melhora o funcionamento do organismo, proporcionando muitos benefícios para saúde. Vale ressaltar que a dieta detox deve ser feita com acompanhamento de um nutricionista, que irá desenvolver um plano alimentar individualizado e adequado para cada tipo de metabolismo.

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Quando fazer dieta detox
Author
Description
A dieta detox pode trazer diversos benefícios para saúde, inclusive pode auxiliar na perda de peso. Confira mais sobre a dieta detox e como fazê-la.
NATUELIFE
x