Saiba tudo sobre o hormônio do crescimento

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Hormônio do crescimento

Os hormônios são substâncias produzidas pelo sistema endócrino, que atuam em determinadas células do corpo, como mensageiros de informações da hipófise, uma glândula localizada no cérebro. Existem diversos hormônios com funções especificas para manter diversas funções no organismo, um deles é o hormônio do crescimento (GH).


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

O que é GH?

GH ou HGH (human growth hormone) é um hormônio produzido pelo organismo, conhecido como hormônio do crescimento, pois, como o próprio nome diz, atua no crescimento desde os primeiros anos de vida e tem seu pico na puberdade, fase na qual é responsável pelo alongamento dos ossos.

Após esse período, o GH continua sendo produzido e liberado durante o sono e atua, principalmente, na manutenção da densidade óssea e da massa muscular e auxílio na queima de gordura, mantendo o funcionamento do metabolismo adequado. O GH age de maneira indireta, pois no organismo, induz a produção de fatores de crescimento, conhecidos como IGF.

Para que serve GH?

O GH é produzido em maior quantidade pela glândula hipófise, localizada no cérebro e é secretado na corrente sanguínea, atuando nos órgãos alvo. A principal ação do GH é anabólica, ou seja, de crescimento e desenvolvimento tecidual. Alguns fatores podem atuar como estimulantes da liberação de GH, como o sono e a prática de atividade física.

Em crianças, estimula o crescimento, tanto ósseo quanto de diversos tecidos. Já em indivíduos adultos, embora a quantidade secretada seja menor, o GH estimula o sistema imune, participa do metabolismo da glicose, promove a queima de gordura e o aumento da massa muscular.

Dentre os principais benefícios do GH, destacam-se:

  • Crescimento
  • Manutenção da densidade óssea
  • Aumento da queima de gordura
  • Manutenção da massa muscular

Suplemento GH: efeitos no organismo

Atualmente, muitos têm falado sobre o uso do GH hipertrofia muscular e perda de gordura corporal. Assim como os esteróides, o uso do GH deve ser realizado através de prescrição e acompanhamento médico, já que seu uso indiscriminado pode trazer muitos prejuízos para a saúde. Os suplementos de GH são indicados principalmente para pessoas que possuem alguma deficiência na secreção do hormônio, ajudando a suprir a deficiência, e são feitos normalmente na forma de GH injetável.

Na atividade física, é possível utilizar suplementos que fornecem os substratos necessários para a liberação natural do GH, chamados de pré hormonais, pois o uso de suplemento de GH não é permitido.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

GH suplemento: como funciona e como tomar?

O GH é secretado por uma glândula localizada na base do crânio e caso a secreção do hormônio seja insuficiente, o suplemento de GH funciona como substituto, atuando no lugar do hormônio endógeno.

Dentre muitas funções do GH, podemos destacar: alongamento ósseo e crescimento, aumento da quebra de gordura e utilização como fonte de energia e aumento da massa muscular através da maior captação de aminoácidos pelos músculos. Mas essa suplementação deve ser feita com prescrição e acompanhamento médico.

Importância do GH para hipertrofia muscular

Embora o uso do GH suplemento possa favorecer o crescimento da massa muscular (hipertrofia), seu excesso pode gerar complicações graves para saúde, por isso, seu uso deve ser feito apenas por pessoas que tenham alguma deficiência desse hormônio no organismo.

Alguns suplementos podem estimular a produção natural do GH, fornecendo nutrientes para sua formação, mas o risco de complicações é menor, uma vez que o hormônio ativo não está sendo ingerido.

Hormônio do crescimento para emagrecer

O hormônio do crescimento parece promover um efeito positivo sobre o metabolismo de gordura, ao facilitar o uso de ácidos graxos do tecido adiposo para gerar energia e diminuir a ação antilipolítica da insulina, o que aumenta a oxidação de ácidos graxos. Com isso, o GH pode contribuir para aumentar o gasto energético e a queima de gordura, favorecendo o emagrecimento.

Hormônio do crescimento: efeitos colaterais

A necessidade de utilização do GH deve ser avaliada por um médico, já que é contraindicado para portadores de diabetes e dentre os efeitos colaterais, um dos principais é a acromegalia, uma síndrome causada pelo excesso de GH que gera aumento da massa óssea e causa mudanças na aparência física, devido ao crescimento dos ossos da face, mãos e pés e alterações nos dentes.

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Conheça o hormônio do crescimento - GH
Author
Description
Saiba tudo sobre o GH, hormônio do crescimento, que exerce diversas funções no corpo, como crescimento muscular, emagrecimento e saúde óssea.
Menu Blog
x