Seitan: Carne Vegana de Glúten

2 semanas atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

seitan carne vegana

O seitan ou seitã, conhecido popularmente como carne vegana de glúten, é feito a partir desta proteína encontrada no trigo, responsável por dar elasticidade às massas, como pães.

Trata-se de uma massa fibrosa e de consistência dura preparada com molho de soja (shoyu), que pode ser cortada em fatias.

Acredita-se que o seitan foi criado na Ásia durante o século VI, tornando-se um ingrediente comum que é consumido há milhares de anos. O seitan tornou-se popular no Ocidente mais recentemente, sendo consumido principalmente por vegetarianos e veganos, tanto por seu teor de proteína quanto pela semelhança sensorial com a carne.

Por se tratar do glúten separado do amido, não deve ser consumido por celíacos e pessoas que apresentem sensibilidade a esta proteína.

Seitan: carne vegana e seus benefícios

O seitan é um alimento com alto valor nutricional, rico em proteínas e com baixo valor calórico. Essa carne de glúten contém 19,6g de proteínas em 100g, e apenas 90 calorias. Também apresenta baixa quantidade de gorduras e de carboidratos e, por ser um alimento de origem vegetal, não contém colesterol.

Além da proteína, o glúten presente no seitan fornece também fibras, vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais como ferro, cálcio, magnésio, zinco e potássio.

Devido a sua consistência esponjosa, o seitan (carne vegana) apresenta aspecto e textura semelhantes aos da carne, sendo frequentemente utilizado para substitui-la em receitas com strogonoff, lasanha, entre outros. Além disso, é um alimento versátil pois adquire facilmente os sabores de temperos.

Como é feito o seitan?

Você pode encontrar seitan em lojas de produtos naturais, feito a partir de uma massa com a farinha de trigo, similar à massa do pão, que em seguida é lavada com água corrente até que ela perca todas as gorduras e o amido, restando apenas o glúten, que é uma proteína insolúvel.

A massa lavada é, então, cozida com molho de soja ou com outros temperos, até adquirir uma consistência dura, fatiada e vendida seca ou em molhos ou outros produtos, como linguiças.

O seitan tem uma validade de 2 a 3 semanas, mas pode ser congelado para durar mais tempo.

Caso você queira fazer seitan, carne vegana em casa, deve adicionar água à farinha de trigo integral ou farinha de glúten para formar uma massa homogênea. Depois, a massa deve ser lavada para que o amido seja retirado. Cozinhe a massa restante com temperos a gosto. Para preparar 250g de seitan, é necessário cerca de 1kg de farinha.

SHOPPING NATUE

Summary
Article Name
Seitan: Carne Vegana de Glúten
Author
Description
Descubra o que é seitan, carne vegana de glúten considerada um alimento fonte de proteína consumido há milhares de anos. Aprenda como fazer em casa.
Menu Blog
x