Slow Food: veja como se alimentar com mais prazer

1 mês atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

slow food

Atualmente o ritmo de vida tornou-se muito acelerado, onde muitas vezes a rapidez é mais importante e mais valorizada do que a qualidade. E isso se reflete em também na alimentação, com preferência por refeições práticas e rápidas, os chamados “fast-food”, com alimentos processados, que na maioria das vezes não são saudáveis, pois possuem elevador teor de sódio, gorduras, e aditivos alimentares, como corantes, conservantes e aromas artificiais, que podem ser prejudiciais à saúde se consumidos em excesso. O movimento Slow Food vai justamente contra o ritmo “fast-food” e a favor da alimentação natural e com prazer.

O Que é Slow Food?

É o movimento que acredita no direito da alimentação com prazer, priorizando alimentos naturais e de boa qualidade, produzidos de forma que respeite as pessoas que o produziram e também o meio ambiente, como por exemplo, menor uso de agrotóxicos. O movimento faz uma oposição a popularização e padronização que os fast-food oferecem.

O Slow Food prioriza informar o consumidor, proteger culturas, tradições alimentares e o alimento em si, além de técnicas de cultivos antigas. Esse movimento se baseia em três eixos principais: bom, limpo e justo: o alimento deve ser tão bom que deve ser consumido com calma, saborando-o; deve ser limpo no sentido de trazer benefícios para a saúde dos consumidores e dos produtores, sem prejudicar os animais e o meio-ambiente; e deve ser justo pois deve ser produzido de forma honesta e valorizando os produtores locais.

Como surgiu o Slow Food?

O Slow Food foi criado por Carlo Petrini, em 1986, e atualmente o movimento já é bem conhecido ao redor do mundo e é composto por mais 100.000 membros.

Quais os objetivos do Slow Food?

O Slow Food tem como objetivo favorecer o aumento da apreciação da comida de verdade, contribuir para a melhora da qualidade das refeições e realizar uma produção de alimentos que valorize o produto, o produtor e também o meio-ambiente.

Existem 3 principais objetivos:

  • Defender a biodiversidade alimentar: o Slow Food protege alimentos em risco de extinção, visando preservar da cultura e conservação da biodiversidade alimentar.
  • Redescobrir o prazer de se alimentar, saber de onde vem o alimento, sua qualidade e aprecia-lo.
  • Relacionar os produtores e os consumidores
Summary
Article Name
Slow Food: veja como se alimentar com mais prazer
Author
Description
Conheça mais sobre o movimento Slow Food: como ele surgiu e qual sua proposta para se alimentar com qualidade e sem perder o prazer - Natuelife

Categorias -

NATUELIFE
x