Vem ver os melhores substitutos do Açúcar!

4 anos atrás  Por  Equipe Natue     3 Comentários

O açúcar refinado é um tipo de carboidrato simples, ou seja, é absorvido rapidamente, o que causa um grande aumento da glicose no sangue. Além disso, seu consumo excessivo está ligado ao desenvolvimento de doenças, como obesidade e diabetes, que já atinge 13 milhões de brasileiros.

Entretanto, atualmente já é possível contar com substitutos naturais para o açúcar, que, além de nutritivos, podem agregar benefícios para a saúde.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Conheça mais sobre os adoçantes naturais:

Xylitol: muito parecido com o açúcar comum, tanto na aparência, quanto no sabor e cor, é o melhor adoçante e o substituto mais saudável do açúcar, pois possui baixo índice glicêmico, ou seja, não causa pico nos níveis de açúcar no sangue, podendo ser utilizado por diabéticos. Além disso, não causa cáries e possui baixo valor calórico. Quando associado à prática de atividade física, pode ainda ajudar na perda de peso e favorecer o equilíbrio do colesterol.

Sucralose: é um adoçante artificial, feito a partir da modificação da molécula de açúcar, impedindo sua absorção no organismo, por isso não tem calorias nem modifica os níveis de açúcar no sangue. Além disso, não causa prejuízos para os dentes e possui poder adoçante 600 vezes maior que o açúcar refinado. Diferente da stevia, o adoçante sucralose não deixa sabor residual nos alimentos.
Entretanto, estudos recentemente realizados, concluíram que este adoçante não deve ser aquecido, pois quando atinge 98ºC pode liberar toxinas cancerosas, que são extremamente acumulativas no nosso organismo. Sendo assim, é necessário ficar atento às temperaturas dos chás e cafés antes de adicioná-la e não a utilizar em preparações que vão ao fogo ou forno.

Sorbitol: ou glucitol, é um adoçante natural encontrado em algas marinhas e diversas frutas, como a ameixa, pera e maçã. As quantidades presentes na natureza são insuficientes, por isso também é obtido a partir da sacarose (açúcar invertido) ou amido. Em comparação com o açúcar comum, sua capacidade de adoçar é de 50 vezes mais, além de ser menos calórico. A quantidade a ser consumida ainda não está especificada, mas uma ingestão exagerada pode levar a quadros de diarreia e aumento na produção de urina, pois sua absorção intestinal é incompleta, também pode causar flatulência e desconforto abdominal. O Sorbitol é utilizado como adoçante em produtos dietéticos, no entanto o seu uso para diabéticos é muito controverso, sendo assim, é importante consultar um médico ou nutricionista antes de utilizá-lo.

Manitol: é encontrado na natureza em vegetais como beterraba, aipo, cebola, algas marinhas e cogumelos. No entanto, sua quantidade presente na natureza não é suficiente, sendo obtido de outros produtos como glicose ou açúcar invertido ou ainda da hidrolise do amido. Ele adoça 40-70% mais que a sacarose e estimula a produção de insulina, devendo ser consumido com moderação. Quando ingerido em altas doses, provoca diarreia assim como o sorbitol.  A ingestão diária, segundo a organização mundial da saúde, é de 50-150mg/Kg de peso.

Frutose: Também conhecida como levulose, é um adoçante natural extraído das frutas, mel e cereais e, em comparação com o açúcar comum, sua capacidade adoçante é de 173 vezes maior e possui menor velocidade de absorção, não aumentando bruscamente os índices de açúcar no sangue, tornando seu uso possível para portadores de diabetes, desde que feito com muita moderação. Isso porque a frutose pode causar aumentar o acúmulo do gordura no fígado, levando a esteatose hepática e processos inflamatórios no organismo.

Stevia: o adoçante stevia extraído da planta tropical Stevia rebaudiana, é 300 vezes mais doce que o açúcar refinado e não possui calorias. Pode ser consumido por diabéticos, pois, assim como o xylitol, não eleva rapidamente os níveis de açúcar no sangue, contudo quando utilizada em excesso pode deixar o alimento com sabor residual amargo.

Dica da Nutricionista

Quer saber como tomar sua bebida com menos açúcar (até se acostumar a tomá-la sem açúcar algum)? Então dê o play no video e veja a superdica da nossa nutricionista Carolina Arbache:

Um vídeo publicado por Natue (@natueoficial) em

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!



style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Substitutos do açúcar
Author
Description
Qual o melhor adoçante para substituir o açúcar? Veja todas as opções de adoçantes naturais, os substitutos do açúcar.
Menu Blog
x