Tipos de vinagre

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Tipos de vinagre

O que é vinagre?

O vinagre, muito utilizado como tempero, é um produto obtido a partir de duas fermentações: a primeira, alcóolica, e a segunda, acética. Na fermentação alcóolica, o açúcar, proveniente de algum alimento, é transformado em álcool por leveduras. Em seguida, pela ação de bactérias (acetobacteres) esse álcool é transformado em ácido acético, formando o que se convencionou chamar de vinagre (do francês “vinaigre”, vinho azedo).

Por que existem vários tipos de vinagre?

Porque qualquer alimento in natura ou substância que possua açúcar pode ser usado para a fabricação do vinagre: arroz, beterraba, cana-de-açúcar, batata, maçã, álcool, cevada etc.

Como usar vinagre

O uso mais comum do vinagre é, sem dúvida, como tempero, seja de saladas ou de outras preparações como carnes, molhos, conservas e picles. Entretanto, o vinagre também é muito utilizado na limpeza da casa, para tirar mofo, tirar odor de recipientes e tapetes, amaciar roupas e remover gordura. Por suas propriedades, também é usado para dar brilho ao cabelo, equilibrando o seu pH e fechando suas cutículas.

Benefícios do vinagre para a saúde

O vinagre tem pouquíssimas calorias e quando usado como tempero, diminui a quantidade de sal que é adicionada à comida, uma vez que já lhe confere sabor. Além disso, dependendo da matéria-prima com que é feito, pode possuir as suas substâncias antioxidantes, como no caso da uva.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Quais os tipos de vinagre?

Há muitos tipos de vinagre. Os mais comuns são:

Vinagre balsâmico:

Tem aspecto denso e escuro, com sabor agridoce. É feito a partir de uvas e à semelhança do vinho, possui antioxidantes associados a uma redução no risco de desenvolvimento de doenças crônicas e cardiovasculares. É muito utilizado para aromatizar saladas, carnes, peixes, molhos e até mesmo sobremesas.

Vinagre de fruta:

Os mais conhecidos sem dúvida são o vinagre de maçã e o de uva, mas é possível elaborar vinagre com outras frutas também, como framboesa, maracujá, cana de açúcar, kiwi, laranja, tangerina, manga, entre outras. O vinagre de maçã, também conhecido como vinagre de sidra, tem coloração transparente e possui muitas substâncias benéficas como enzimas, catequinas e quercetinas, que são antioxidantes. É ainda rico em minerais (potássio, fósforo, cálcio, magnésio e cobre), bem como em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E. O vinagre de uva também é conhecido como vinagre de vinho tinto, tem coloração escura e carrega em si os benefícios dos antioxidantes da uva.

Vinagre de álcool:

Vinagre feito a partir do álcool, tem coloração transparente e pode ser usado no tempero de diversas preparações. É o mais utilizado como produto de limpeza quando não se quer usar substâncias industrializadas.

Vinagre de Jérez:

O vinagre de Jérez é um produto espanhol,  extraído a partir de vinho que é produzido na região de mesmo nome no sul da Espanha. Sua fabricação é delicada e exige um vinho com pelo menos 11% de teor alcoólico. O vinagre deve ser maturado em barris de madeira por pelo menos 6 meses e deve ter pelo menos 7 % de acidez. Confere aos alimentos um sabor muito apreciado.

Vinagre de arroz

Obtido pela fermentação do arroz, possui aminoácidos importantes para a saúde. É muito utilizado na culinária oriental, como no preparo de sushis, por exemplo.

Vinagre emagrece?

Algumas recentes pesquisas mostraram que o consumo de duas colheres de sopa de vinagre antes do almoço e no jantar levou a uma perda de peso dos voluntários. Isso se daria pela ação do ácido acético, que equilibraria os níveis de açúcar no sangue e diminuiria o apetite. Entretanto, seu uso deve ser acompanhado por um médico ou nutricionista, já que pode causar irritação da mucosa do estômago.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Tipos de vinagre
Author
Description
Existem diversos tipos diferentes de vinagre. Saiba tudo sobre os tipos de vinagre, quais seus benefícios e como incluir esse tempero na alimentação.
Menu Blog
x