Triptofano: o que é e para que serve este aminoácido

1 ano atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

alimentação e triptofano

O triptofano, também conhecido como L triptofano, é um aminoácido essencial, não produzido pelo organismo e que deve ser obtido pela alimentação. Ele participa do crescimento normal e da síntese proteica, além de regular diversos mecanismos fisiológicos, sendo encontrado na corrente sanguínea ou em proteínas transportadoras.

Para que serve o triptofano?

O triptofano, junto com a niacina, vitamina B3 e magnésio, atua como precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Dessa forma, o triptofano tem influências indiretas sobre o comportamento alimentar, fadiga e sono, bem como o estímulo da insulina e do hormônio do crescimento.

Benefícios do triptofano

Por promover a sensação de prazer e bem-estar, o triptofano é indicado para:

  • Depressão: por ser um precursor natural da serotonina, o triptofano está associado à prevenção e ao tratamento da depressão.
  • Tensão pré-menstrual (TPM): ao promover a produção de serotonina, o triptofano contribui para melhorar o humor durante a TPM.
  • Controle do peso: o aumento no nível de serotonina, a partir do triptofano, é importante para a manutenção do peso e, consequentemente, para o emagrecimento.
  • Melhora do humor: a serotonina aumenta a sensação de bem-estar, contribuindo para o bom humor.
  • Compulsão alimentar: ao estimular o aumento da saciedade, a serotonina ajuda a controlar a fome e diminuir a compulsão alimentar.
  • Insônias: a serotonina é conhecida por induzir o sono de maneira natural, por isso, o consumo de alimentos ricos em triptofano favorece uma boa noite de sono.

Além disso, o triptofano promove benefícios ao contribuir para a diminuição da hiperatividade, o alívio de sintomas da enxaqueca, redução da ansiedade e da sensibilidade à dor.

Alimentos ricos em triptofano

As principais fontes alimentares de triptofano são as carnes magras, peixes (atum e salmão), leite e derivados, leguminosas (lentilha, feijão azuki), chocolate amargo, abacaxi, banana, kiwi, aveia, linhaça, quinoa, castanhas e semente de abóbora.

Triptofano: suplementos

Além dos alimentos ricos em triptofano, é possível encontrar suplementos à base de triptofano, na forma de L-triptofano em cápsulas. A dose pode variar de acordo com as necessidades individuais de cada um, por isso, antes de consumir suplemento de triptofano, procure a orientação de um médico.

Triptofano: contraindicações

Pessoas que tomam antidepressivos não devem fazer o uso do suplemento de triptofano sem orientação de um médico, com o risco de adquirir a síndrome serotoninérgica, na qual há aumento de serotonina acima do recomendado. Além disso, mulheres grávidas ou que estejam amamentando também devem consultar um médico antes de consumir este e qualquer outro tipo de suplemento.

Efeitos colaterais do triptofano

O consumo excessivo de triptofano, principalmente pelo uso indiscriminado de suplementos, pode causar náuseas, cefaleia, sonolência e síndrome de eosinofilia-mialgia.

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!

Summary
Article Name
Triptofano: o que é e para que serve este aminoácido
Author
Description
Triptofano: conheça todos os benefícios deste aminoácido para a saúde, para que serve, seus alimentos fontes, contraindicações e efeitos colaterais.
NATUELIFE
x