Trocas saudáveis no café da manhã

4 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

 

Café da manhã

O café da manhã é a principal refeição do dia, e estudos comprovam que quem faz o desjejum corretamente apresenta maior rendimento mental e maior capacidade de concentração ao longo do dia.

Uma pesquisa realizada pelo Obesity, jornal norte americano, concluiu que mulheres que consomem mais calorias de manhã têm uma perda de gordura corporal maior do que aquelas que deixam para caprichar mais nas outras refeições. Isso ocorre porque o metabolismo está mais acelerado logo após acordar. Além disso, um bom desjejum pode prolongar a sensação de saciedade, o que permite consumir menos alimentos calóricos durante o dia.


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Café da manhã saudável

Vale ressaltar que, apesar de ser importante e ter tantos benefícios, nada vai adiantar se o café da manhã for composto por alimentos pouco saudáveis. Por isso, confira como substituir alguns alimentos e tornar o desjejum mais nutritivo:

    • Leite integral pelo leite desnatado: o leite desnatado possui menor teor de gorduras saturadas. Além disso, experiente reduzir o alto consumo de leite e incluir algumas opções de leites vegetais, como leite de castanhas, de arroz, de aveia e até de quinoa.
    • Queijos amarelos pelo queijo branco: assim como o leite desnatado, possui menor teor de gorduras. Boas opções são a cottage e a ricota. Pode-se incluir, também, patês feitos com tofu, ou até azeite com ervas.
    • Pão refinado pelo pão integral: os pães 100% integrais são fontes de fibras, que promovem a sensação de saciedade, auxiliam o trânsito intestinal e ainda ajudam a controlar o índice glicêmico. O pão também pode ser substituído pela tapioca, que não contém glúten ou por panquecas saudáveis.
    • Achocolatados pelo cacau: os achocolatados possuem elevado teor de açúcar na composição. Utilize o cacau em pó, que é rico em substâncias antioxidantes. Pode ser misturado com leite vegetal e banana no liquidificador, no café e até no leite quente com canela. Caso deseje adoçar, prefira opções mais saudáveis, como açúcar de coco ou stevia.
    • Margarina pela manteiga ghee ou pela geleia sem açúcar: opções mais saudáveis, livres de gorduras trans, que ainda oferecem benefícios para saúde.
    • Sucos de caixinhas pelos sucos naturais e chás: assim como os achocolatados, os sucos de caixinha possuem elevado teor de açúcar, além de aditivos químicos, como corantes e conservantes, perdendo os benefícios da fruta in natura.

O que incluir no café da manhã:

Aveia: uma análise realizada pelo New York Nutrition Obesity Research Center, concluiu que pessoas que consomem aveia no desjejum ingerem, aproximadamente, 30% menos calorias na próxima refeição. Isso porque as fibras da aveia aumentam a saciedade, o que diminui as chances de comer algo calórico e que pode fazer mal à saúde. Outros alimentos que acrescentam valor nutricional e são fonte de fibras são granola, linhaça, chia, quinoa e amaranto.

Frutas: são fontes de fibras, vitaminas e minerais. Procure sempre consumi-las “in natura” ou como suco natural. Evite coar os sucos de frutas para não perder as fibras.

Ovo: é uma excelente opção para incluir no café da manhã, pois as proteínas presentes no ovo ajudam a aumentar a saciedade e ainda colaboram para manter o metabolismo mais ativo.

O que não comer no café da manhã:

No café da manhã, evite os carboidratos refinados, como pão branco, bolos, achocolatados e bolachas, que fornecem poucos nutrientes e energia de maneira rápida, podendo levar a compulsão alimentar ou fadiga.

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!


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Trocas Saudáveis no Café da Manhã
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Seu café da manhã pode ficar muito mais saudável! Clique aqui e confira algumas trocas saudáveis para o seu café da manhã - NatueLife
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