Uso de descartáveis e o impacto ambiental

7 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

descartáveis

Na sociedade moderna tem aumentado cada vez mais o uso de materiais descartáveis como talheres, pratos, copos, canudos, potes entre outros devido à praticidade, afinal não é necessário lavá-los, é só jogar no lixo. Mas você já parou para pensar no impacto que acarreta no meio ambiente?

Os descartáveis

Você sabia que cada descartável leva um determinado tempo para se decompor na natureza. Copos plásticos descartáveis demoram de 50 a 100 anos para se decompor, ou seja, quando você usar um copo de plástico descartável ele levará quase sua vida inteira para se decompor.

Já garrafas, sacolas, canudos e talheres plásticos demoram cerca de 100 a 400 anos para se decompor. Utensílios que você usa em minutos, ficam muitos anos na natureza até que a decomposição esteja completa. Já os materiais de isopor têm um tempo indeterminado de decomposição.

Meio ambiente

A poluição plástica é uma das principais causas de danos à saúde e ambientais atualmente. Estamos em um momento crucial para revertemos esse cenário com pequenas ações, mas que fazem grande diferença.

Ocean Conservancy, é um grupo de defesa do meio ambiente que coleta por ano milhões de descartáveis no oceano. Nove dos dez itens mais encontrados são de itens descartáveis.

Estima-se que cerca de 90% das espécies marinhas já tenham ingerido algum produto de plástico. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) se não reduzirmos o uso de descartáveis, até 2050 poderá resultar em mais plástico do que peixes nos oceanos.

Mesmo descartando o utensílio corretamente, os descartáveis podem escapar pela ação do vento, por ser leve e ser carregado pela chuva até mares e rios.

Além da poluição causada ao descartarmos esses objetos, também há o maior uso de recursos ambientais, como água, matéria prima e energia, usados para a produção destes descartáveis, uma vez que usamos vários desses produtos ao invés de apenas um.

Escolhas inteligentes

Podemos reverter esse cenário com escolhas mais inteligentes. Como ao invés de copos, canudos ou sacolas plásticas optemos por esses materiais de papel. O papel demora apenas de três a seis meses para se decompor.

Além disso podemos comprar copos, canudos, garrafas, talheres, sacolas, potes e outros materiais reutilizáveis, e ao invés de jogar no lixo cada um que usarmos, carregamos conosco nossos utensílios e assim não precisamos usar vários, apenas o mesmo por muito tempo, basta lavá-los após o uso.

Assim, ao invés de gastarmos em média 167 garrafas de plástico, 170 sacolas plásticas e 540 canudos plásticos por ano, usamos apenas um desses objetos e ajudamos a salvar o planeta.

Cuidado com a escolha do utensílio

Lembrando que os utensílios reutilizáveis devem ser analisados quanto à composição. Aqueles de plástico que possuem bisfenenol A (BPA) e ftalatos, compostos que agem como toxinas no corpo humano, uma vez que passam do plástico para os alimentos.

É importante escolher plásticos com selo bpa free, ou optar por outros materiais como:

  • Vidro
  • Cerâmica
  • Bambu
  • Aço Inox

Parece uma mudança pequena, mas reduzir o uso de descartáveis faz toda diferença, é fácil e diminui significativamente seu impacto ambiental.

Summary
Article Name
Uso de descartáveis e o impacto ambiental
Author
Description
Confira o impacto do uso de descartáveis ao meio ambiente e descubra como podemos reverter isso com pequenas atitudes.
Menu Blog
x