Varizes: como se formam e qual a melhor forma de prevenção

1 ano atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Varizes

Varizes: o que é?

Varizes são dilatações venosas, ou seja, veias consideradas anormais, pois perderam sua principal função de retorno de sangue dos membros inferiores em direção ao coração. Além de ser um problema estético, as varizes comprometem a circulação, causando dores, inchaço, sensação de peso e cansaço nas pernas.

Como se formam as varizes?

As artérias são responsáveis por distribuir o sangue do coração para os tecidos, levando nutrientes e oxigênio, já as veias retornam o sangue dos tecidos para o coração. Devido à força da gravidade, é preciso maior esforço para levar o sangue das pernas e pés de volta ao coração, por isso, as veias possuem válvulas que bombeiam o sangue para cima e impedem o seu retorno.

Com o passar dos anos ocorrem falhas e enfraquecimento dessas válvulas, que ocasiona o retorno e a retenção do sangue, gerando dilatação das veias e o surgimento das varizes nas pernas.

 Alguns fatores contribuem para a formação de varizes, como:

  • Hereditariedade
  • Permanecer muito tempo parado em pé ou sentando
  • Mulheres possuem maior predisposição
  • Uso de anticoncepcional
  • Gestações

Varizes: sintomas

Normalmente as varizes são aparentes e podem causar dores nas pernas, coceira, sensação de queimação e fadiga nas pernas, cansaço, câimbras e inchaço, principalmente no tornozelo.

Tratamento de varizes

O tratamento das varizes pode variar de acordo com o grau de comprometimento das veias. Recomenda-se o uso de meias de compressão, a prática de exercícios físicos, a manutenção do peso ideal, deixar as pernas elevadas, não usar calças apertadas e até procedimentos cirúrgicos, quando necessário. A alimentação também pode ajudar na melhora e até na prevenção das varizes. Confira alguns alimentos podem auxiliar nesse processo:

  • Fibras: ajudam a regular o funcionamento do intestino, o que diminui a pressão sobre os vasos sanguíneos, prevenindo as varizes.
  • Vitamina C: favorece a saúde das válvulas, combate os radicais livres e ainda estimula a formação de colágeno, que contribui para elasticidade dos vasos.
  • Flavonoides: estão presentes na casca da uva e na castanha da índia. Ajudam a melhorar a circulação e a saúde dos vasos. Possuem maior concentração de ativos quando consumidos na forma de suplementos.
  • Frutas vermelhas: possuem antocianinas, pigmentos responsáveis pela coloração vermelha das frutas, e que ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a fortalecer os vasos.
  • Alho e cebola: possuem antioxidantes potentes que podem ajudar a melhorar e prevenir as varizes.

Além disso, praticar exercícios físicos regularmente é uma ótima forma de melhorar a circulação sanguínea. Manter o peso adequado também ajuda, pois alivia a pressão nas pernas causada pelo excesso de peso.

Varizes: tem cura?

Varizes tem cura, mas depende de tratamento. Seja uso da meia elástica, procedimentos cirúrgicos ou uso de medicamentos, além de uma alimentação focada em nutrientes que ajudam a melhorar a circulação. Alguns tratamentos podem apresentar efeito a longo prazo, por isso, o melhor caminho é a prevenção.

Summary
Article Name
Varizes: como se formam e qual a melhor forma de prevenção
Author
Description
Confira como as varizes se formam e como a alimentação é capaz de melhorar a circulação sanguínea, auxiliando na prevenção e no tratamento

Categorias -

NATUELIFE
x