Veja 10 passos para iniciar 2018 de forma mais saudável

7 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

10 passos para ser maus saudável

Para te ajudar a seguir um estilo de vida mais saudável em 2018, listamos algumas metas simples de práticas para incorporar na sua rotina. Confira:

Coma pelo menos uma fruta por dia

Que tal acrescentar pelo menos uma única fruta em seu dia? Vamos começar devagar, se você não tem o hábito ou se você não gosta, pelo menos tente. As frutas têm grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais e são naturalmente pobres em gordura, sódio e calorias e vão te ajudar a manter uma dieta balanceada. A porção pode variar de acordo com a fruta, você pode comer uma fatia de mamão formosa, uma banana ou uma maçã inteira ou ainda um pequeno cacho com 10 bagos de uvas. Pense sempre na variedade e inicie pelas que mais te agradam. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 5 porções de frutas por dia, mas vamos começar devagar, se você colocar uma fruta em seu dia, você já deu o primeiro passo.

Beba bastante água ao longo do dia

Você deve beber pelo menos dois litros de água por dia, é o que escutamos sempre por aí, o fato é que se você tem sede já representaria um início de desidratação. Uma forma de saber o ideal de água que você deve ingerir ao longo do dia é a seguinte: Multiplique o seu peso por 35, ou seja, para cada quilo de seu peso você ingere 35ml de água. Para o seu consumo não acrescente nada, ingira apenas a água.  E atenção para o momento do dia para esta ingestão, que seja sempre entre as refeições, sendo preferencialmente 30 minutos antes ou depois. E assim daremos o nosso segundo passo.

Coma mais folhas verdes

Quer manter a sua saúde em alta? Então, incluia folhas verdes na sua alimentação diária! Consumir regularmente folhas verdes é fundamental para manter uma alimentação balanceada, elas são alimentos que oferecem inúmeros benefícios como vitaminas, minerais e fibras essenciais para a saúde. Outra vantagem é que esses vegetais têm poucas calorias, sendo uma boa alternativa de conseguir saciedade por mais tempo. Experimente verduras diferentes, aventure-se! Você poderá se surpreender com tantos sabores.

Coma menos açucar

Sim, eu sei que será necessário um esforço gigante para esse passo! Você já deve ter ouvido falar que açúcar faz mal, então tenha esta frase como motivação para diminuir, digo diminuir e não excluir o açúcar de sua vida!  A Organização Mundial de Saúde recomenda que o adulto médio ingira até 50 gramas de açúcar ao dia, (equivalente a 5 colheres de sopa), porém, ultrapassamos este valor facilmente.  Além do que consumimos por conta própria, adoçando o café e na culinária, precisamos lembrar que em muitos alimentos industrializados temos um excesso de açúcar e esse fato ainda é ignorado por muita gente. Procure olhar o rótulo dos produtos e você vai perceber que essa concentração é grande. E não são apenas os refrigerantes e doces, mas também em sucos de caixinha, molhos de tomate, condimentos, alimentos processados, cereais e iogurtes. O açúcar se esconde nestes e em outros produtos que muitas vezes você nem se imagina. E então vamos colocar um limite no consumo diário?

Diminua as porções no seu prato

Limitar as porções de comida no seu prato, não só irá te ajuda a eliminar aquele peso extra, mas também será sem dúvida uma atitude benéfica para a sua saúde. Sabe porquê? Porque comer menos porção e mais vezes ao dia é a melhor forma de evitar picos de glicemia no sangue e garantir que o seu corpo tenha energia para usar durante o dia todo.  Muitas pessoas não conseguem emagrecer, exatamente porque cometem excessos, quanto ao volume de alimento ingerido na refeição. Além disso, o hábito de comer menos quantidade por vez e se alimentar mais vezes ao dia, facilita a digestão e evita que você sinta indisposição e mal-estar após as refeições, sintomas típicos de quem exagera no tamanho do prato.

Evite refrigerantes e bebidas açucaradas

Ingerir bebidas açucaradas com frequência pode contribuir muito para o seu aumento de peso. E não é apenas o refrigerante o grande vilão com o qual devemos estar atentos, aquele suquinho industrializado também contém excesso de açúcar. Muitas pessoas não têm ideia, mas as bebidas energéticas, desportivas e os sucos de fruta, têm um efeito no organismo muito semelhante ao dos refrigerantes. A grande quantidade de açúcar nestes alimentos aumenta o aporte diário de calorias e aumentam também de forma cíclica o apetite, elevando as chances de obesidade.

Reduza o consumo de frituras

Quem não gosta de frituras? Frituras são saborosas não é mesmo? Resistir é uma tarefa difícil, porém necessária, por isso você deve realizar trocas inteligentes e assim diminuir o consumo de frituras. Apesar de serem grande atrativas ao paladar, definitivamente as frituras não são as melhores opções na alimentação. Existem diversas outras formas de preparo para alimentos que trarão sabor ao seu prato. Se você opta por assados, grelhados, ou cozidos, você certamente sairá ganhando e assim, você poderia esporadicamente preparar algo frito. Você não precisa retirar totalmente de sua vida, apenas controlar mais o seu consumo.

Saia com amigos e garanta boas risadas

Se reunir com amigos e sorrir até as bochechas doerem é uma das melhores coisas da vida! Pessoas felizes vivem melhor por isso dedique tempo para aquelas pessoas que realmente se preocupam com você e te fazem bem. 

Pratique uma atividade física na semana

Para muitas pessoas iniciar uma atividade física é um grande desafio e o que acontece é que vamos deixando para amanhã ou para depois. O fato é que vencer a inércia não é fácil, mas é um passo bem grande em prol de nossa saúde física e mental. A atividade física é definida como ações envolvendo gasto de energia, e pode se traduzir em qualquer atividade, como por exemplo uma simples caminhada. Minha proposta é se movimente pelo menos uma vez na semana.  Inicie sem pretensão de ir longe apenas dê o primeiro passo.

Durma pelo menos 8 horas

A privação do sono atinge principalmente jovens e adultos. Noites de sono mal dormidas podem causar uma sensação de cansaço durante o dia, o estresse, a falta de concentração, a memória falha, as ansiedades podem ser desencadeadas pelo mesmo motivo. Por isso tente regular um horário fixo para dormir e acordar mesmo aos finais de semana, pois o nosso organismo pode e deve trabalhar como um reloginho e assim formar o hábito e reestabelecer o seu sono e suas energias.

Assim, a dica é que você inicie o próximo ano com esses 10 passos e certamente você terá um 2018 mais saudável!!

Summary
Article Name
Veja 10 passos para iniciar 2018 de forma mais saudável
Author
Description
Veja 10 passos para começar 2018 de forma mais saudável, melhorando a qualidade de vida e bem-estar - Natuelife

Categorias -

NATUELIFE
x