Veja 5 maneiras diferentes de consumir linhaça

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Veja como consumir linhaça

Cultivada há mais de 4 mil anos pelos povos dos países mediterrâneos, a linhaça é famosa por oferecer diversos benefícios à saúde. Sem contar que essa sementinha é um alimento extremamente versátil, que pode ser acrescentada de várias maneiras à alimentação. Veja algumas dicas:

1 – Com frutas: uma maneira prática e fácil de consumir a linhaça é em sobremesas, por exemplo. Para quem não é fã do sabor da linhaça, as frutas proporcionam um gostinho doce que inibe o da linhaça.

2 – Em shakes: para quem quer emagrecer, uma ótima opção é consumir a linhaça com shakes de frutas, como cacau e morango.

3 – Nas vitaminas: a linhaça vai bem batida com frutas e suplementos. Também pode-se incluir outras fontes de fibras, como aveia, chia e quinoa.

4 – Adicionada em saladas: por ter consistência crocante, a linhaça cai muito bem com saladinhas, verduras e vegetais, como beterraba e cenoura.

5 – Acrescente nas refeições: no café da manhã, a linhaça pode ser adicionada em iogurte e sucos. Já no almoço, cai muito bem polvilhada em cima da comida, no frango e em carnes. Você também pode incluí-la na preparação de farofas, juntamente com a quinoa e castanhas.


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BÔNUS:

Além de poder ser acrescentada em diversas receitas, a linhaça traz diversos benefícios para a saúde, principalmente por sua alta quantidade de vitaminas, como a vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina D e vitamina E, sem contar que ainda contém sete vezes mais potássio que a banana.


*LINHAÇA FONTE DE ÔMEGA 3

A linhaça é composta por gorduras do tipo poli-insaturadas, dentre elas o ácido alfa-linolênico (ALA), um precursor dos ácidos graxos da família ômega 3, que irá se transformar em EPA e DHA (que exercem importantes funções no nosso organismo) com a ajuda de alguns micronutrientes. Considerado um alimento funcional pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) devido aos seus benefícios para a saúde, o ômega 3 ajuda a regular os níveis de gorduras ruins no sangue, como colesterol, triglicérides e VLDL.

*LINHAÇA FONTE DE ÔMEGA 6

A linhaça também possui ácido linoleico, o precursor de ômega 6, uma gordura poli-insaturada que o organismo não é capaz de produzir. Esse ácido graxo, ou seja, uma gordura do bem, é essencial para o nosso organismo, já que participa da produção de substâncias inflamatórias, que auxiliam na defesa do organismo. O problema é que o ômega 6 tem sido consumido em excesso, principalmente em decorrência da ingestão de alimentos refinados e industrializados. Já a linhaça possui uma proporção adequada entre os ômegas 3 e 6.

Resumo dos benefícios da linhaça:

infografico linhaça


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Incluir a linhaça na nossa alimentação é muito mais fácil do que se imagina. Separamos algumas dicas bem legais para você combinar este alimento funcional na sua dieta. - NatueLife
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