Veja como parar de fumar sem ganhar peso

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Parar de fumar não significa engordar

Muitas pessoas adiam a decisão de parar de fumar por medo de engordar. Com certeza você já deve ter ouvido essa desculpa, principalmente por causa dos novos hábitos de vida. Mas, por que isso acontece? É normal esse ganho de peso? Nós vamos explicar.

Parar de fumar é uma decisão muito importante e significativa. Muitas vezes o cigarro é um escape para o fumante e sua ausência pode mexer com as emoções. Mas, parar de fumar não quer dizer que você irá engordar, basta começar a seguir uma vida mais saudável.

O ganho médio de peso para quem para de fumar é de 6 a 10 quilos, mas após alguns meses esse peso já é perdido. Um dos motivos para isso acontecer é que, sem o cigarro, o metabolismo diminui. Isso porque a nicotina aumenta a queima de calorias, fazendo o metabolismo se manter alto. Aumenta tanto que, após fumar um cigarro, o coração acelera, podendo bater de 10 a 20 vezes mais por minuto.

Outra causa para o ganho de peso é que o apetite também pode aumentar. O cigarro e a comida estão ligados às emoções, e a comida ocupa a mão e a boca, como o cigarro. Mas essa variação de apetite pode mudar de pessoa para pessoa. Além disso, após parar fumar o indivíduo tem seu paladar mais aguçado, podendo sentir melhor o gosto das comidas, o que pode aumentar o apetite.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de fumantes do Brasil caiu 30,7% nos últimos nove anos. Ganhando peso ou não, parar de fumar sempre será a melhor escolha.

Veja dicas para manter o peso e começar a ter uma vida mais saudável:

Assim que tomar a decisão de parar de fumar, converse com seu médico. Comece aos poucos e lembre-se que adequar uma dieta ao seu novo estilo de vida é fundamental. Tenha sempre snacks saudáveis para os intervalos das refeições, assim você irá se ocupar de outra forma. Além disso, na hora de fazer o prato no almoço, por exemplo, procure fazer refeições menores e mais ricas, sem se esquecer, claro, de se alimentar a cada 3 horas.

Proteínas e fibras são boas dicas para incluir na alimentação, já que oferecem saciedade sem precisar exagerar nas calorias. Frango, peixes, ovos, legumes e frutas são algumas opções para rechear o cardápio.

O exercício físico também é um grande aliado nessa hora. Sem o cigarro, sua capacidade pulmonar será melhorada, além de ter mais energia. Começar com atividades leves é uma ótima dica para ganhar condicionamento e iniciar a prática de exercícios de maior intensidade.

Portanto, só depende de você começar a ter uma vida saudável. O passo mais difícil, o de parar de fumar, você já tomou. O resto você consegue tirar de letra, basta acreditar. Com pequenas atitudes você vai longe!

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Muita gente acredita que irá engordar se parar de fumar. Nem sempre é verdade. Veja como reverter a situação.

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