Veja o que comer antes e depois do Enem

4 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Veja o que comer no enem

A poucos dias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aumenta a ansiedade, a cobrança para se sair bem na avaliação e outros inúmeros fatores que podem atrapalhar na hora da prova.

Para o neurologista Leandro Teles, esse é um momento em que a capacidade mental precisa resgatar com eficiência os conceitos aprendidos anteriormente. “O rendimento cerebral nos dias da prova é exigido de forma complexa. Controle emocional, foco, memória, estratégia, raciocínio lógico, criatividade e rapidez são muito importantes nessa hora”, diz.

O estresse também faz parte desse pacote, não tem jeito. O problema é a dose! Em excesso, a tensão e ansiedade elevam o risco de erros bobos, dificulta a percepção de detalhes e provoca o temido “deu branco”.

Por isso a alimentação tem um papel essencial nessa etapa. “Algumas vitaminas, minerais e aminoácidos são necessários para auxiliar no tratamento da ansiedade, por isso é importante ficar ligado na alimentação”, afirma a nutricionista Carolina Arbache.

Veja dicas para se manter motivado, focado e aumentar a performance no dia da prova.

UM DIA ANTES DA PROVA

Um dia antes da prova, o foco é diminuir a ansiedade e o nervosismo durante o dia para ter uma boa noite de sono

1. Atividade física leve

Segundo Teles, caso for praticar atividade física, foque em atividades de lazer e que trabalhem a respiração, como exercícios aeróbicos leves (alongamentos e atividades ao ar livre). Isso ajuda a suportar a tensão muscular durante a prova e controlar o sono e a ansiedade. Priorize exercícios que distraiam e aliviem o estresse emocional.

2. Alimente-se bem

Prefira alimentos leves, de fácil digestão e com bom perfil nutricional. Carboidratos integrais, frutas, massas leves e barras de cereais são boas pedidas.

Vitamina C: auxilia na redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e reduz o risco de desenvolver ansiedade e insônia antes da prova. Onde encontrar: frutas cítricas, caju, morango, mamão, kiwi, goiaba e vegetais como pimentão e brócolis.

Magnésio: reduz sintomas de fadiga (como músculos tensionados e tremor nos olhos) e melhora a qualidade do sono. Onde encontrar: sementes oleaginosas como castanhas e chia, na banana, alcachofra, espinafre, beterraba, iogurte natural e cereais integrais, como o arroz integral.

3. Diminua a tensão consumindo chás

Segundo Carolina, os chás são uma boa dica para quem quer relaxar um dia antes da prova. “Chá de melissa, maracujá e camomila são calmantes naturais que ajudam a relaxar, combatem a ansiedade e até podem ajudar em casos de gastrite nervosa, além de auxiliar no combate à insônia”, afirma.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

NO DIA DA PROVA

Veja como se preparar no enem

O foco aqui é aumentar a concentração e evitar a fadiga durante a prova. Isso porque a atividade mental, associada à ansiedade, aumenta a tensão e causa um razoável gasto energético.

Controlar a fome também é importante, pois a prova pode levar até 4h30 no primeiro dia (sábado) e até 5h30 no segundo dia (domingo). Sem contar que o exame começa à tarde, às 13h30, período em que é comum ter mais fome. Veja como a alimentação saudável pode ajudar a amenizar essas consequências:

1. Consuma snacks saudáveis

Chocolate amargo: é um alimento que fornece energia para o cérebro, além de ser rico em flavonoides, uma substância antioxidante que melhora a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Também é fonte de teobrominas, substâncias da família da cafeína, que aumentam a concentração. Aposte nas versões com mais de 50% de cacau, quanto maior o teor de cacau, melhor!

Goji berry: um estudo realizado sobre os efeitos gerais do suco de goji berry, em 2008, pelo National Center for Biotechnology Information, mostrou que por ser fonte de vitaminas do complexo B e taurina, o consumo de goji também pode ajudar na melhora da concentração e do foco.

Priorize alimentos integrais: segundo Carolina, é importante priorizar pães integrais, biscoitos e massas integrais. “Além de ser uma ótima fonte de fibras, os alimentos integrais ajudam a manter o pique durante a prova”, aconselha a nutricionista.

Barrinha de cereal: além de práticas e de fácil armazenamento, a maioria das barrinhas de cereal retardam a liberação de glicose no sangue, “atrasando” a fome.

Castanhas: têm uma boa combinação de fibras, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais e pouco carboidrato. Uma ótima dica para complementar o lanche, combinando com uma fruta ou algum outro carboidrato.

2. Frutas e Chá Mate

Aposte em frutas: caso tenha fome, consuma banana e maçã durante a prova. A maçã tem pectina, uma fibra solúvel que forma um gel no estômago, diminuindo a vontade de comer. Essa fruta ainda é rica em fibra insolúvel, que tem digestão mais lenta, reduzindo a fome durante o exame. Já a banana é fonte de triptofano, que ajuda a diminuir o estresse.

Chá Mate: no dia da prova é liberado, já que o chá mate é uma fonte natural de cafeína que ajuda na concentração, mas não exagere para não dar muita vontade de fazer xixi.

3. Evite

Gordura saturada: presente em alimentos de origem animal, especialmente as carnes, essa gordura pode gerar aumento do cortisol, hormônio do estresse. Sem contar que por ser uma gordura de difícil digestão, pode causar sensação de mal-estar e sonolência.

Bebidas alcoólicas: essa dica vale tanto para o dia da prova quanto os dias que a antecedem, já que o álcool gera uma rápida sensação de euforia, que pode provocar um efeito rebote logo em seguida, aumentando a ansiedade.

Carboidratos refinados (como farinha de trigo, açúcar branco e arroz branco): agravam a compulsão alimentar, pois geram rápida sensação de bem-estar e satisfação. “Os carboidratos refinados causam uma sensação que passa muito rápido, gerando mais ansiedade e necessidade de comer carboidratos”, conta Carolina.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Veja o que comer antes de depois do ENEM e não perca o foco durante a prova
Author
Description
Veja como a alimentação pode ajudar a aumentar a concentração e diminuir a ansiedade para a maratona do ENEM - NatueLife
Menu Blog
x