VITAMINA B CONTRA MOSQUITO É EFICIENTE?

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Repelente

A vitamina B1, também chamada de tiamina, foi a primeira vitamina do complexo b a ser descoberta no início do século XX e foi chamada de “amina essencial à vida” que deu originem ao termo vitamina. A vitamina b1 não é produzida pelo corpo humano, dessa forma, é necessária que seja fornecida por meio da alimentação ou suplementação. A tiamina é necessária principalmente nos tecidos musculares, coração e cérebro.

Assim como as demais vitaminas do complexo b, a vitamina tiamina é um elemento importante em diversos processos fisiológicos, como o metabolismo de carboidratos e aminoácidos. O corpo humano não possui reservas dessa vitamina, por isso deve ser consumida regularmente.

Vitamina B como repelente

No início da década de 1960, pesquisadores indicaram que a vitamina B1 (tiamina) tinha se mostrado eficaz como repelente, por essa razão, acredita-se desde então que a suplementação de vitamina B1 ou do complexo B serve como repelente natural, servindo de aliado, principalmente, àqueles que possuem sensibilidade à picada de mosquitos ou são alérgicos aos componentes dos repelentes industrializados.

Até hoje existe a indicação e crenças sobre a suplementação do complexo B como repelente, isso porque, as vitaminas dessa família são muito importantes para o bom funcionamento do corpo e fortalecimento do sistema imunológico, o que pode auxiliar amenizando os sintomas de picadas de insetos, mas preveni-las. A certeza que se tem atualmente do uso da vitamina b como repelente, é que o consumo da vitamina não faz mal, mas que o repelente tópico ainda é a melhor solução.

Um estudo americano realizado em 2010 feito para verificar a eficácia da suplementação de vitamina B1 como repelente não trouxe bons resultados. Os autores reforçaram que as questões individuais de sensibilidade a picada, tipo de pele, odor e suor são muito variáveis e a existência de muitas espécies diferentes de mosquitos são os principais fatores para a não constatação dos benefícios da tiamina como repelente. Alguns dermatologistas ainda complementam que mesmo o uso tópico dessa vitamina não trouxe benefícios em repelir insetos e indicam o uso de outro repelente natural, como a citronela (velas, óleos essenciais, cremes, entre outros).

Alimentos ricos em vitamina b1

Carnes e vegetais possuem tiamina em sua composição, mas as principais fontes de vitamina B1 são:

Deficiência vitamina b1

Os primeiros relatos de doenças causadas pela deficiência da vitamina B1 (conhecida como beribéri) apareceram em relatos de médicos chineses no ano de 2.700 a.C e somente no final do século XIX houve a associação do aparecimento do beribéri com a inadequação alimentar. Hoje já se sabe, que além do consumo inadequado de alimentos fontes de vitamina b1, a deficiência da tiamina também pode ser causada pelo alcoolismo, hemodiálise e em casos de doenças que comprometam a absorção de nutrientes no intestino.

As principais doenças relacionadas à deficiência da vitamina B1 é o beribéri, encefalopatia de Wernicke, surgimento de doenças metabólicas, neurodegenerativas e também alterações no metabolismo energético.

SHOPPING NATUE

Summary
Article Name
VITAMINA B CONTRA MOSQUITO É EFICIENTE?
Author
Description
Descubra aqui se consumir alimentos ricos em vitamina B1 ou tomar suplemento de vitamina B é uma forma eficaz de espantar mosquito de forma natural

Categorias -

Menu Blog
x