Vitaminas essenciais para saúde da mulher

1 ano atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

vitaminas para mulheres

As vitaminas são nutrientes orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o bom funcionamento do metabolismo humano e a sua falta pode gerar um comprometimento à saúde e doenças. Elas não podem ser produzidas pelo corpo, por isso devemos obtê-las através de alimentos ou de suplementos vitamínicos.

No organismo, proteínas, carboidratos e gorduras se combinam para produzir energia e compor os tecidos e ossos, e essas reações químicas são aceleradas pelas vitaminas, por isso elas são tão importantes. Alguns hábitos diários como a fritura e o cozimento prejudicam a ação dessas substâncias, além de medicamentos como anticoncepcionais que aniquilam boa parte das moléculas de vitaminas B disponíveis no sangue.

Atualmente, os alimentos não são mais os mesmos que existiam na época de nossos avós, e nós, não somos mais como nossos avós, o ritmo de nossa vida moderna é um grande ladrão de nutrientes. O que podemos fazer para garantir a ação das vitaminas alimentares no organismo feminino?

Para se cuidar da melhor forma possível, a mulher nunca deve subestimar as suas escolhas alimentares e para evitar a falta de nutrientes fundamentais, é muito importante seguir uma dieta rica e variada, englobando tudo o que as mulheres precisam nos diferentes estágios de suas vidas. Por isso vamos falar da importância das vitaminas para as mulheres.

As vitaminas essenciais para a mulher:

Melhores vitaminas para pele, unhas e cabelos

A vitamina C é essencial para a saúde e beleza da pele por ser um potente antioxidante, contribui para a manutenção e o reparo da cútis, protege contra os estragos da oxidação causada pelos radicais livres, auxilia na síntese de colágeno e previne contra o envelhecimento precoce.

A vitamina A ajuda na preservação do colágeno que deixa pele, cabelo e unhas mais saudáveis, é importante para o sistema imunológico e a reprodução além de atuar também na defesa contra infecções.

As vitaminas do complexo B são importantes para o metabolismo das proteínas e crescimento celular, mantém a pele e os cabelos saudáveis, protegem o fígado e acelera os movimentos peristálticos intestinais.

As unhas secas, frágeis, quebradiças ou esbranquiçadas podem significar carência de magnésio, cálcio e zinco. Portanto, para mantê-las bonitas e fortes, inclua no cardápio alimentos que contenham esses minerais.

Fios bonitos e viçosos também são frutos de uma alimentação balanceada. Para ajudar o crescimento e o fortalecimento das madeixas, o ideal é seguir um cardápio que contenha especialmente vitaminas A, C, E, além de zinco.

Vitaminas importantes na gravidez

As vitaminas do complexo B ajudam o bebê a desenvolver um sistema nervoso saudável, e auxiliam na formação do feto, evitam ainda a depressão pós-parto e previnem enjôos. O ácido fólico (também chamado de folato ou B9) reduz o risco de se gerar crianças com defeitos e as mulheres necessitam desta substância ao longo da vida. A B6 participa da produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores relacionados ao prazer e auxilia o equilíbrio dos níveis de estrogênio no organismo, amenizando o desconforto causado por seu excesso ou sua falta. Além disso, a vitamina C também é muito importante, pois sem ela, todo o ferro fornecido pelos vegetais não é aproveitado pelo corpo humano.

Vitaminas importantes na menopausa

A vitamina E ameniza a chegada da menopausa, nesta fase há a redução de cálcio nos ossos e a adequação da vitamina E é importante, pois, ela estimula a produção de vitamina D, que por sua vez, é essencial para a absorção de cálcio.

O cálcio é um mineral abundante no corpo humano e é essencial para manter os ossos e os dentes fortes e saudáveis, por isso a ingestão de cálcio torna-se especialmente importante à medida que envelhecemos.

A falta de zinco pode levar a baixos níveis de testosterona que é importante para a libido e o bom funcionamento dos órgãos sexuais femininos.

O Magnésio também tem importante função na menopausa, e melhora a TPM, a vitalidade e o humor, além de contribuir para levar cálcio aos ossos, e para o perfeito funcionamento da tireoide. O magnésio é ainda um nutriente importante para o sistema nervoso, mantém músculos tonificados.

Na pós-menopausa, as mulheres devem também prestar atenção quanto a estas vitaminas e nutrientes importantíssimos nesta fase.

Principais fontes de vitaminas e minerais essenciais para as mulheres:

  • Vitamina A: ovo, cenoura, couve, espinafre, manga, tomate, mamão.
  • Vitaminas do complexo B: fígado, carne, ovo, cereal integral.
  • Vitamina C: mamão, goiaba, acerola, tomate, kiwi, couve, agrião.
  • Vitamina D: vitamina do sol, mas alguns alimentos também podem fornecer uma pequena quantidade, como o fígado de peixe, atum, leite integral.
  • Vitamina E: leite, abacate, ovo, vegetais, azeite.
  • Magnésio: gema de ovo, frutas cítricas, castanhas, cereais integrais, leite, frutos do mar.
  • Cálcio: leite e derivados, nozes, uva, couve, cereal, feijão, castanha de caju, lentilha.
  • Zinco: alimentos de origem animal, cereais e grãos, verduras e legumes, nozes.

Variar é a chave para tirar o melhor proveito dos alimentos, e caso o consumo alimentar seja insuficiente para atingir as recomendações diárias, o uso de suplementos pode ser indicado. Cuide-se bem!

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Vitaminas essenciais para saúde da mulher
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As mulheres merecem cuidado especial. Conheça as principais vitaminas para saúde da mulher e veja como incluí-las na sua rotina - Natuelife

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