Você sabe o que são fitoquímicos?

2 semanas atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

fitoquímicos

Por Alessandra Luglio, nutricionista da Nutrawell

Os fitoquímicos são nutrientes específicos encontrados nos alimentos de origem vegetal, que não se enquadram nem dentro das vitaminas, nem dos minerais, considerados assim, uma nova categoria de nutrientes. Os mais conhecidos dentre eles são os flavonoides, os carotenoides e as isoflavonas.

Os fitoquímicos funcionam como fatores de proteção ao nosso organismo, atuando como antioxidantes, que combatem os radicais livres, protegendo nossas células de processos oxidativos e agressores. Além disso, possuem inúmeras funções metabólicas benéficas ao metabolismo humano, sendo a modulação de estresse oxidativo seu foco central de aplicação. Vale ressaltar que modular o estresse oxidativo é a melhor estratégia de prevenção e tratamento de doenças, bem como maximização da perda de gordura e aumento de massa magra. Um corpo bem nutrido é um corpo que trabalha melhor e desempenha suas funções de forma otimizada, beneficiando todos os processos metabólicos.

Eles estão presentes na maioria das frutas, vegetais, grãos e sementes, principalmente nos mais coloridos, de cores fortes como o verde escuro, o alaranjado, vermelho, amarelo, roxo e rosa. Muito deles são pigmentos que protegem os vegetais de agressores externos como animais, fungos, bactérias, calor, sol entre outros, e, segundo estudos recentes, vem-se comprovando que essas mesmas substâncias também exercem tais funções de proteção no corpo humano. Portanto, quando falamos na importância de uma alimentação colorida, diversificada e natural, estamos pensando no aporte de todos esses fitoquímicos, além das vitaminas e minerais. Os alimentos orgânicos são ainda mais ricos nessas substâncias, já que tiveram que desenvolver um sistema de proteção mais eficiente naturalmente. Não tenha dúvidas de que colorir sua alimentação é uma atitude que te proporcionará muita saúde!

O açaí é um excelente exemplo de alimento muito rico em fitoquímicos, sendo as antocianinas as principais nele encontradas. Dentre outras funções, as antocianinas oferecem um caráter de proteção à saúde cardiovascular. Outro alimento também muito rico em fitoquímicos é o cacau, que atua na saúde da pele e também do coração. Os drageados Nutrawell de açaí são uma excelente e deliciosa opção para se consumir esses dois alimentos fontes de fitoquímicos juntos e aproveitar seus benefícios em qualquer hora do dia!

Summary
Article Name
Você sabe o que são fitoquímicos?
Author
Description
Os fitoquímicos estão presentes em alimentos e possuem propriedades antioxidantes, ajudando no combate de doenças - Natuelife

Categorias -

NATUELIFE
x