Você sabe para que servem os vasodilatadores?

4 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

vasodilatadores

Antes de sabermos para que servem e como consumi-los, é importante entendermos que são os vasodilatadores afinal. À primeira vista, podem parecer coisa de louco, daquelas pessoas que fazem qualquer coisa para ficar com o corpo bombado ou mesmo perder peso. Mas relaxe aí. Eles não são nenhum tipo de suplemento proibidão. Na verdade, os vasodilatadores são substâncias que promovem a dilatação dos vasos sanguíneos, ou seja, aumentam o diâmetro do nosso vaso, melhorando o fluxo de sangue neles e, consequentemente, facilitando o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos.

Vasodilatador para que serve

Os vasodilatadores podem ajudar a aumentar nossa resistência, dar suporte para ganho muscular e contribuir para a melhora da performance esportiva em diversos esportes, incluindo a musculação e o crossfit.

Suplementos vasodilatadores

Há muitos suplementos para academia que podem auxiliar o aumento da produção de vasodilatadores naturais, como o óxido nítrico (NO). Eles são os suplementos vitamínicos minerais que contêm em sua composição alguns aminoácidos.

Vamos conferir os benefícios de alguns dos seus principais componentes:

  • Vitamina C:possui ação antioxidante que combate os radicais livres formados durante a prática de atividade física. Os radicais livres podem promover o envelhecimento celular e causar danos às células do nosso corpo;
  • Vitamina B2: importante para a respiração celular e produção de energia;
  • Vitamina B3 (Niacina): melhora o fluxo sanguíneo, aumentando o transporte de nutrientes e oxigênio para os músculos;
  • Cálcio:importante para a respiração celular, transmissão de impulsos nervosos, respiração celular e contração muscular.
  • Magnésioresponsável pela síntese e liberação de óxido nítrico, o que contribui com o aumento do fluxo sanguíneo e, consequentemente, proporciona maior chegada de nutrientes e oxigênio aos músculos. O magnésio é um mineral importante para a contração muscular, já que atua na regulação de potássio dentro da célula, por isso, quando há deficiência dele, podemos ter câimbras.
  • Argininae Citrulina: são precursores do oxido nítrico (NO) e possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, contribuindo com a saúde cardiovascular.

Como consumir vasodilatadores?

Cada suplemento pode ter sua composição variada de acordo com a marca. Além disso, para obter melhores resultados, o ideal é consumir o suplemento antes do treino ou conforme recomendação do médico ou nutricionista.

Vale ressaltar que, se consumido em dosagens excessivas, o vasodilatador faz mal, podendo desencadear sintomas como: tonturas, dores de cabeça, entre outros.

Alimentos vasodilatadores

Além dos suplementos, existem vasodilatores naturais, ou seja, alimentos com substâncias que ajudam na formação de óxido nítrico na corrente sanguínea.

Sabia, por exemplo, que a beterraba é um excelente (e o mais famoso) vasodilatador natural? É verdade! Ela possui nitrato inorgânico, uma substância que dá origem ao óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos. Seus efeitos na melhora do rendimento já foram comprovados por meio de estudos.

Outro vasodilatador natural, mas que poucas pessoas o conhecem como tal é a melancia, além de ter excelente ação diurética, ela é fonte de citrulina, que também auxilia na formação do óxido nítrico.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre vasodilatadores, não se esqueça de consultar um médico e/ou nutricionista antes de iniciar seu consumo.

Para conhecer algumas opções de vasodilatadores, clique aqui.

Summary
Article Name
Você sabe para que servem os vasodilatadores?
Author
Description
Vasodilatadores são substâncias que melhoram o fluxo de sangue nos vasos e facilitam o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos. Saiba mais. - NatueLife
Menu Blog
x