Vocês já ouviram falar sobre a Palatinose?

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Sim ou não? Bom, neste post vou falar um pouco sobre esse carboidrato inteligente!

A palatinose, que também pode ser chamada de isomaltulose, é um carboidrato totalmente digerível formado por glicose e frutose, ou seja, uma sacarose. Ela é derivada das fontes de sacarose, como o mel e o extrato da cana-de-açúcar, porém a comercialização é feita a partir da extração na beterraba.

palatinose

A principal diferença desse carboidrato é que ele é de baixo índice glicêmico, apresenta um IG de 32, o que significa que o fornecimento de energia em forma de glicose é mais lento e equilibrado, não acarretando picos de glicose e, consequentemente, de insulina no organismo, fornecendo energia por mais tempo.

Se compararmos o seu índice glicêmico com o de outros carboidratos, a palatinose abre uma grande vantagem: a dextrose apresenta um IG = 111 e a maltodextrina um IG = 105! Muito top, né?!

Por conta dessa característica, a palatinose é recomendada tanto para quem quer emagrecer quanto para praticantes de atividade física e atletas!

Para quem precisa emagrecer o seu uso é interessante, pois ela tem a capacidade de reduzir a fome e a necessidade do consumo de açúcar, pois fornece glicose de maneira mais equilibrada, evitando picos glicêmicos e insulinêmicos. Também promove a oxidação de gordura, ou seja, permite maior utilização da gordura corporal e de ácidos graxos como fontes de energia durante a atividade física, como pós-treino.

Para os praticantes de atividade física e atletas, além das características citadas acima, o seu uso também é vantajoso, pois ela contribui para retardar a sensação de fadiga por fornecer energia de forma contínua e duradoura, bem como poupar o glicogênio muscular e hepático.

Outra característica interessante da palatinose é em relação à proteção dentária. Como ela não é digerida pelas bactérias orais, pode oferecer proteção aos dentes contra as cáries, o que seria interessante para o uso com crianças, podendo substituir o açúcar refinado!

Diversos estudos estão comprovando que o uso da palatinose no meio esportivo e para quem deseja emagrecer apresenta diversos benefícios. Mas atenção: para saber a dosagem e o melhor horário para utilização é preciso consultar um profissional qualificado.

Texto elaborado pela nutricionista Natalia Soares

Summary
Article Name
Vocês já ouviram falar sobre a Palatinose?
Author
Description
Nunca? Então, clique aqui e descubra o que é palatinose. E você vai adorar! - NatueLife
Menu Blog
x