Xeroftalmia: conheça as causas e sintomas

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

xeroftalmia_capa

Conhecida como cegueira noturna e olho seco, a xeroftalmia é uma doença que acomete os olhos, causando dificuldade de visão, principalmente à noite, e a degeneração de estruturas importantes do olho, que ficam secas e atrofiadas, levando à falta de produção de lágrimas.

A enfermidade também pode causar o aparecimento de pequenas manchas brancas na esclerótica, chamadas de manchas de Bitot, e em casos mais graves pode desencadear ulceração e necrose da córnea. “A xeroftalmia é a condição do olho seco, onde não existe produção de um ou mais componentes da lágrima. Pode ser desencadeada por fatores como doenças reumáticas e alergia a substâncias, como medicamentos, alimentos e corantes, mas as de causas reumatológicas em geral são mais graves”, explica Omar Assae, oftalmologista do Hospital CEMA.

Como a falta de lubrificação da córnea pode induzir a perfurações espontâneas da córnea e da esclera, isso se não tratadas e diagnosticadas em tempo hábil, o médico alerta para a necessidade de consultar um oftalmologista caso apresente sintomas como dificuldade de visão ou olho seco. “O exame é feito pela avaliação clínica do paciente em consulta, mas podemos lançar mão de exames que conseguem avaliar diretamente a produção e qualidade da lágrima produzida”, conta.

Cegueira noturna e olho seco tem cura?

Segundo Assae, nos casos de olho seco evaporativo, que é uma das grandes causas de procura nos consultórios oftalmológicos, é possível melhorar os sintomas com o uso de colírios lubrificantes e melhorias de condições climáticas. No entanto, se for de origem reumatológica não há cura disponível. “Os tratamentos são todos à base de medicamentos, como colírios e géis oftalmológicos”, conta.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Xeroftalmia: conheça as causas e sintomas
Author
Description
Conheça as causas, sintomas e tratamento da xeroftalmia, doença conhecida como cegueira noturna e olho seco. Clique aqui!
Menu Blog
x