-
Selênio
-
Cobre
-
Cromo
-
Manganês

Selênio


O selênio é essencial para os seres humanos e atua em quase todas as células do nosso organismo, sendo essencial principalmente para a produção de enzimas antioxidantes, entre outras funções. É absorvido no trato gastrointestinal, principalmente na parte superior do intestino delgado, e é eliminado pela urina.
O selênio quelado ou aminoácidos complex é a forma de suplementação que garante uma melhor absorção ativa desse mineral dentro do organismo, aumentando sua biodisponibilidade e melhorando sua absorção.

Agora você já conhece esse mineral, saiba para que serve o selênio:
- Ação antioxidante: o selênio é necessário para o funcionamento de enzimas no nosso organismo, como glutationa peroxidase. A principal função dessa enzima é eliminar os radicais livres que são formados durante processos fisiológicos normais, como a respiração. Essas substâncias podem causar prejuízos ao organismo por danificarem estruturas celulares, como o DNA, e podem levar ao envelhecimento precoce ou desenvolvimento de doenças como o câncer. Por esse motivo, o selênio vem ganhando importância, principalmente pela sua ação antioxidante, prevenindo ou reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e câncer. Além disso, o selênio potencializa a atividade antioxidante da vitamina E.
- Tireoide: o selênio é um mineral essencial para o bom funcionamento de uma enzima que atua no metabolismo da tireoide, necessária para a conversão do hormônio T4 em sua forma ativa T3, associado ao aumento da disposição, atividade e metabolismo.
- Detox: o selênio pode contribuir para eliminar do organismo algumas toxinas, como metais pesados (mercúrio e arsênico, por exemplo).
- Sistema imunológico: o selênio pode melhorar a função de algumas células de defesa.

A maior fonte alimentar de selênio é a castanha-do-Brasil, mas a semente de girassol, o farelo de trigo, ostras, farinha de trigo integral, alho cru, cogumelo, amêndoa e avelã, também são exemplos de alimentos ricos em selênio.

Altas doses desse mineral podem causar problemas na pele, fragilidade e perda de unhas e cabelos, distúrbios gastrointestinais, fadiga e irritação. O alto consumo dos alimentos fontes, principalmente da castanha do Brasil pode desencadear esses quadros de selenose (excesso de selênio), assim como altas doses de suplementos. Por isso, é preciso ter cuidado com o consumo excessivo desses alimentos, e sempre consultar um nutricionista para avaliar a dosagem indicada em caso de deficiências.

A deficiência de selênio pode causar manchas brancas e gerar um comprometimento na ação do sistema imune, aumentando os riscos de infecções e gripes, além disso, pode gerar fraqueza e dores musculares.

Normalmente, a alimentação é capaz de suprir a necessidade diária, porém, quando o consumo não é capaz de atender as necessidades desse mineral, o uso de suplementos de selênio ajuda a complementar a dieta, ajudando a prevenir sua deficiência. Na maioria das vezes, ele é encontrado na forma de suplemento de selênio em cápsulas.

Está querendo comprar selênio? Aqui, na Natue, você encontra diversas opções de suplementos de selênio, preço incrível. Não deixe de conferir e aproveite!